Lançamento da Semana Champagnat 2019 – Foto: Luciana Farias / PMBCN

Tudo está interligado, como se fôssemos um; tudo está interligado nesta casa comum” – assim se referiu o Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. É com este pensamento que a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) pretende comemorar a Semana Champagnat 2019, aberta, oficialmente, na última quarta-feira (15), para todas as Unidades Socioeducacionais.

Com o tema Champagnat, agente de mudança, e o lema Vejam, estou fazendo uma coisa nova, a Semana Champagnat deste ano vai trabalhar a consciência ecológica e ambiental nas atividades pastorais-pedagógicas, que serão realizadas nos espaços escolares, durante a semana de 3 a 7 de junho, período em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

De acordo com o provincial, Ir. Ataide José de Lima, que realizou a abertura do evento, a Semana Champagnat é um espaço importante para marcar a memória do fundador e divulgar a missão. “Serve, sobretudo, para refletir temas relevantes e propor ações concretas que envolvam a conscientização e a corresponsabilidade de nossos educadores e educandos na transformação social”, enfatizou.

Para falar sobre o assunto, a Coordenação de Evangelização, à frente do projeto, convidou o pedagogo, teólogo e coordenador da linha de pesquisa Ecoteologia, religião e consciência planetária, do Grupo de Pesquisa, Fé e Contemporaneidade, Ir. Afonso Murad. Em sua apresentação, o palestrante trouxe vários elementos sobre ecologia e, referenciando o Papa Francisco, disse que “tudo está interligado na casa comum, e, para continuarmos habitando a terra, devemos ter uma consciência planetária”.

Ao longo da apresentação, elencou as sete chaves para despertar ou crescer na consciência ecológica: encantamento, indignação, informação, visão sistêmica, ecoespiritualidade, atitudes pessoais e ações coletivas. Pontuou também que os tópicos podem ser trabalhados nas atividades práticas e nos conteúdos estudados em todos os segmentos estudantis.

Para o gestor da Coordenação de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares, a temática da Semana Champagnat deste ano é condizente com as causas de São Marcelino. “Vamos atualizar as suas lutas, o desejo dele em formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, de fortalecer o carisma. Isso tudo se relaciona com o cuidado com a casa comum e com as questões ecológicas e ambientais”, declarou o Irmão.