Redes e equipes da Região América Sul – Foto: divulgação

Entre os dias 10 e 12 de abril, aconteceu em Mendes (RJ), o 1ºFórum da Região América Sul, onde se reuniram as equipes e redes responsáveis pelos projetos estratégicos regionais das cinco Províncias que compõem o grupo. Durante os três dias de evento, a anfitriã, Província Marista Brasil Centro-Norte, recebeu cerca de 70 participantes para momentos de reflexão e diálogo, a fim de se criar uma sinergia, como um corpo regional, quanto à avaliação dos avanços e as novas perspectivas para o triênio 2019-2022.

O objetivo do Fórum foi reunir os integrantes das equipes e redes da Região para promover coesão entre os grupos, com o alinhamento dos propósitos do Planejamento Estratégico, aprovado em 2018. Os projetos foram compartilhados entre os participantes, para que todos pudessem conhecer o que está sendo feito na Região, e, assim, traçar diretrizes comuns de trabalho para os próximos anos. A ideia é ter um espaço compartilhado, com possibilidades maiores de formação conjunta, compras conjugadas e uma rede mais global para diversificar, potencializar e aumentar a missão.

Na pauta do evento, reuniões de trabalho para ajustar e adequar o planejamento do Governo Geral com o da Região, perspectivas para próxima Assembleia Regional, trabalhos em equipe e a apresentação dos próximos passos, com o calendário das futuras atividades.

Para o Ir. José de Assis Brito, integrante do Comitê Regional da Região América Sul, o encontro das equipes e redes é um espaço de fortalecimento e de vínculo, bem como de alinhamento de processos, para que se consiga empreender em conjunto, como Região. “Isso nos traz forças e desafios claros para que possamos pensar perspectivas. Essa caminhada nos fortalece como Instituto, missão educativa e quanto à gestão”, declarou o Irmão, que, também, é diretor do Colégio Marista de Natal (RN).

Região América Sul – compreendida por sete países da América Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, atende 250.000 crianças, adolescentes e jovens, que correspondem a 38% da Missão do Instituto Marista. É formada por cinco Províncias – as brasileiras Província Marista Brasil Centro-Norte, Marista Brasil Centro-Sul e Marista Brasil Sul-Amazônia; Província Marista Cruz del Sur e Província Marista Santa Maria de los Andes.