Imagem: divulgação / PMBCN

O 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes, se transformará em semana de mobilização na Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). O objetivo é que as escolas e os colégios realizem ações e atividades sobre a temática, entre os dias 13 e 18 de maio, em sintonia com as iniciativas da Campanha Faça Bonito, promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Governo Federal.

O lançamento da semana de mobilização será em 24 de abril, quando a Coordenação de Solidariedade promoverá uma videoconferência com as propostas provinciais para o período e de formação sobre o assunto, frente ao cenário político brasileiro e de vulnerabilidade do público infantojuvenil. Até lá, as unidades socioeducacionais da Província já estarão com os materiais gráficos e subsídios, para trabalharem com os colaboradores, crianças e jovens, durante a semana de mobilização.

“A proposta é atuarmos de maneira preventiva, conforme nossa Política de Proteção Integral; divulgarmos a rede de apoio e de denúncia, como o Disque 100, bem como identificar casos de violência e contribuir para que o ambiente escolar seja espaço seguro aos estudantes”, destaca Clemilson Graciano, analista de Solidariedade e membro do Comitê de Proteção Integral da PMBCN.

Histórico – Em 2018, a Província Marista Brasil Centro-Norte lançou o fascículo 18 de Maio, com o objetivo de informar e sensibilizar a Província sobre o assunto, além de subsidiar as unidades nas ações desenvolvidas naquele ano. Composto pelo contexto histórico dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o material traz o desenrolar de sua trajetória, desde o marco referencial, na Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, até os dias atuais, com a inclusão do artigo 227, na Constituição Federal, de 1988. O fascículo faz também uma abordagem conceitual, explicando o porquê da data, os marcos legais, além de trazer a diferença entre temas fundamentais para a compreensão do assunto, como o significado de violência sexual e suas subdivisões.