Irmãos do Brasil Marista no Congresso da ANEC – Foto: divulgação

O V Congresso Nacional de Educação, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), terminou nesta semana, em Cuiabá (MT), e reuniu os Irmãos do Brasil Marista em uma pauta de Inovação, Sustentabilidade e Humanismo Solidário. Representando a Província Marista Brasil Centro-Norte estiveram presentes no evento o conselheiro provincial, Ir. Natalino Guilherme de Souza, os diretores dos Colégios Maristas de Maceió (AL), Ir. Humberto Gondim; de Natal (RN), Ir. José de Assis Elias; do Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), Ir. Iranilson Lima; e de Patamares – Salvador (BA), Ir. Carlos Henrique da Silva.

Na programação do Congresso, houve minicursos nas áreas chaves do evento, oficinas para o ensino superior, à luz das novas diretrizes e do novo marco regulatório, e apresentação de cases, tais como, Criativos da Escola – Design for Change; Indicadores Financeiros; Um novo jeito de educar; Diálogo Inter-religioso e Ecumenismo; Pastoral Universitária e Agenda 2019-2029; e Pesquisa e Extensão.

Houve também momentos para TED Talks, que trouxeram temas como a Escola em Pastoral, Sínodo para a Amazônia, Transdisciplinariedade, Espiritualidade Ecológica, Letramento Informacional, Construindo o aluno do século XXI, Gestão e Espiritualidade, que foi proferido pelo Ir. Afonso Murad.

De acordo com o conselheiro, Ir. Natalino de Souza, o Congresso foi uma experiência fantástica de fraternidade, partilha e de busca assertiva para dar respostas aos desafios da educação. “Os três eixos foram muito bem articulados dentro das atividades propostas, para abrir novos horizontes para a educação católica no Brasil. Apesar das dificuldades e adversidades, percebo que há possibilidades de construção coletiva de práticas e saberes para o cenário da educação em nosso País”, declarou.