O município carioca de Mendes reunirá a maior comunidade da Região América Sul, nos próximos dias. É lá que ocorrerá o 1º Fórum da Região América Sul, entre os dias 10 e 12 de abril, onde estarão reunidas as equipes responsáveis pelos projetos estratégicos regionais, das cinco províncias que compõem a Região: as brasileiras Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Província Marista Brasil Centro-Sul, além da Província Marista Cruz del Sur e da Província Marista Santa Maria de los Andes.
O objetivo do Fórum é reunir os integrantes das comissões para promover sinergia entre eles e alinhar os propósitos do Planejamento Estratégico da Região, aprovado em 2018, na Assembleia Geral, com os projetos que estão sendo desenvolvidos e realizados pelas equipes. A ideia é que todos os grupos partilhem os seus projetos para dar conhecimento e ciência do que vem sendo feito pela Região, em torno de cada Rede, para que se possa traçar as diretrizes de trabalho para os próximos anos.
A anfitriã do evento, a Província Marista Brasil Centro-Norte, receberá os cerca de 70 participantes para momentos de reflexão e diálogo conjunto, a fim de se criar uma sinergia, como um corpo regional, avaliando os avanços e as novas perspectivas para o triênio 2019-2022.
De acordo com vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Renato Augusto da Silva, compor a Região América Sul potencializa a missão marista e oferece um espaço conjunto para promoção das ações. “Isso nos dá possibilidades maiores de formação conjunta, de compras conjugadas, de uma rede mais global, e espaços melhores para diversificar e aumentar a missão”, salientou.