A Coordenação de Evangelização, braço da Superintendência de Missão, da Província Marista Brasil Centro-Norte, finalizou o Plano Estratégico de Evangelização 2018-2023, que, em breve, estará disponível para todos os pastoralistas e gestores. O documento contém os objetivos estratégicos que conduzirão a área pelos próximos anos, o marco operativo por áreas, os sujeitos de Evangelização nas unidades Maristas, além de apresentar as prioridades do setor e apresentar os marcos situacional e operativo da Evangelização.
Elaborado com a participação de representantes de todos os espaços e áreas de atuação da Província, o Plano traz cinco prioridades da Evangelização para este período: garantir processos evangelizadores que promovam a transformação social e a construção do sentido da vida; promover a cultura de paz por meio de experiências afetivas e efetivas de acolhida, diálogo e solidariedade; fomentar nos agentes de Evangelização o protagonismo pastoral solidário, no compromisso com as causas comuns da missão marista; consolidar a gestão pastoral-pedagógica; e despertar para uma conversão pastoral que favoreça a atuação dos Irmãos e leigos nos espaços eclesiais, sociais e de incidência política.
A partir dessas prioridades, o documento pontua os objetivos estratégicos por área, que se desdobra, posteriormente, em metas e indicadores para as pastorais Educativa, das Juventudes, das Infâncias e Social. Cada área, desta forma, potencializará o trabalho seguindo o planejamento proposto. E, para que isso aconteça, são necessários os sujeitos de Evangelização, que, com as suas presenças, nas unidades socioeducativas, serão os responsáveis por fazer a missão acontecer. Todos são agentes de Pastoral – desde cargos de gestores, assessores e colaboradores em geral.
Para o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Soares, este documento-referencial pretende assumir os critérios e motivações que dão fundamentação para a sistematização e o acompanhamento dos projetos e iniciativas pastorais. “Sabemos que a Evangelização tem em sua concepção a dimensão primaz da missão marista, que engendra carisma, espiritualidade, pastoralidade e educação. O Plano Estratégico de Evangelização chega para orquestrar todos estes elementos para que a missão da Pastoral se concretize para os próximos anos, em toda a sua totalidade”, declarou o gestor. E finaliza rogando a Champagnat que ilumine as mentes, os corações e as mãos neste itinerário de Evangelização, sistematizado no Plano Estratégico de Evangelização 2018-2023.