Foto: divulgação

De 5 a 9 de novembro aconteceu, no Centro de Espiritualidad Marista – CEM, em Santiago (Chile), o 4º Encontro da Rede de Centros de Memória Marista Região América Sul, que contou com a presença de 23 participantes do Brasil, Chile, Argentina, Peru e Bolívia. A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) esteve representada pelo Ir. Rafael Ferreira Júnior e por Rogério Silva, ambos do Centro de Estudos Maristas (CEM), que fica em Belo Horizonte (MG).

Organizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL) e pela Província Santa María de Los Andes (anfitriã do evento), o encontro teve como escopo propiciar um momento formativo para os coordenadores, técnicos e colaboradores que atuam nos Centros de Memória Marista, tanto na questão conceitual, quanto na perspectiva técnica.

Em forma de exposição dialogada, o Ir. Alberto Aparício, secretário-executivo da Região América Sul (via Skype); o Ir. Patrício Pino, provincial da Província Santa María de Los Andes, e Marcos Rogério de Souza, gerente do Sistema Pergamum, iniciaram o evento abordando a consolidação da Rede de Centros de Memória Marista na Região América Sul e a sua ampliação para o contexto global do Instituto.

Além de conhecer a caminhada de cada Província em relação aos documentos norteadores para a Gestão dos Acervos (Arquivístico, Bibliográfico e Museológico), oficinas de capacitação do Sistema Pergamum e sobre termos Maristas foram ótimas oportunidade para conhecer e compartilhar as experiências e iniciativas de preservação acervos das Províncias Maristas da Região América Sul, além de possibilitar a formação conceitual e técnica dos participantes, valorizando os saberes constituídos internamente como alicerces para a nova experiência.

O encontro também proporcionou aos participantes, visitas técnicas e guiadas ao Arquivo Nacional do Chile e ao Archivo Histórico Patrimonial Marista de Chile, onde dialogou-se sobre o Patrimônio Carismático Cultural Marista – Propuesta pedagógica CEPAM SMA – CEPAM Virtual, com assessoria do Ir. Patrício Pino e Francisco Flores.

O encontro foi finalizado, mas o trabalho conjunto continua, a fim de qualificar e de ampliar a preservação dos bens de valor histórico, espiritual e cultural do Instituto, disponibilizando-os para a Família Marista, para a Igreja e para a Sociedade.