Na próxima segunda-feira (5), a União Marista do Brasil (UMBRASIL) fará o lançamento do Relatório Social do Brasil Marista 2017. Coordenado pela UMBRASIL, o documento contribui para registrar as ações desenvolvidas pelas Unidades das Províncias do Brasil Marista.

Esta edição, em especial, celebra os 200 anos do Instituto Marista. Em 2 de janeiro de 2017, completaram-se dois séculos desde que Marcelino Champagnat iniciou a sua obra. Alcançar dois séculos de atuação no mundo é, sem dúvida, motivo de celebração e orgulho. É, também, a oportunidade para relembrar o sentido da existência e da missão marista.

A novidade desta edição é que os conteúdos serão disponibilizados em duas versões: digital e pocket. Na versão pocket, que será impressa, o leitor contará com informações selecionadas que trarão mais dinamismo ao apresentar a Instituição. Na versão digital, os dados serão expostos de forma mais robusta, detalhando as informações e servindo de consulta complementar à versão pocket, sempre que necessário.

As informações apresentadas nos dois formatos destacam as ações do Brasil Marista por meio de dados gerenciais nas áreas de atuação Marista (direitos humanos, educação, saúde, solidariedade, evangelização e editoração) e as ações voltadas para a responsabilidade socioambiental.

Em 2017, o Brasil Marista se destacou na Educação Básica, com mais de 86 mil estudantes matriculados, criou espaços que inspiram aprendizagem, avançou em práticas destinadas à formação docente e promoveu a vivência da fraternidade e da solidariedade.

Há dez anos, o Relatório Social tem se destacado como um importante documento de prestação de contas junto aos seus públicos de interesse: Irmãos Maristas, Leigos e Leigas, colaboradores, professores, educadores sociais, estudantes e educandos, pacientes dos hospitais, ex-alunos, associações e organizações eclesiais, organizações públicas, instância política, parceiros e imprensa.

O Relatório Social do Brasil Marista é o resultado do trabalho de milhares de corações maristas que, diariamente, vivenciam e disseminam os valores humanos e cristãos revelados por São Marcelino Champagnat.