Comissão Local das Juventudes, Colégio Dom Silvério – Foto: Ascom / Dom Silvério

Conforme anunciado anteriormente, oito unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), já haviam dado posse às suas Comissões Locais das Juventudes. Agora, somados a estas unidades, o Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG), e o Colégio Marista Pio XII, de Surubim (PE), divulgaram a criação de suas Comissões, como um espaço coletivo e propositivo das diversas expressões juvenis que compõem os Colégios.

As Comissões Locais das Juventudes são compostas por jovens dos mais diversos espaços pedagógicos e pastorais dos colégios e têm como principais atribuições, em âmbito interno, representar efetivamente e afetivamente os adolescentes e jovens nos processos e espaços pedagógico-pastorais; e, no âmbito externo, ir para além dos muros Maristas, efetivando a participação dos jovens nos espaços eclesiais e de incidência política, garantindo que haja a dimensão do Advocacy, na defesa dos direitos e da vivência eclesial.

Com a criação destas duas Comissões, já são 10 as unidades que se comprometem com o protagonismo dos adolescentes e jovens, desde a constituição da Comissão Provincial das Juventudes, em agosto de 2017. Ou seja, em menos de um ano da criação da Comissão Provincial, houve um grande movimento local nos colégios e nas escolas da Província, quanto à formação destes Grupos.

Para o coordenador de Evangelização, da Superintendência de Missão, da PMBCN, Ir. Paulo Soares, estas dez unidades socioeducacionais, que já dispõem das Comissões, oferecem aos alunos um espaço-tempo para a vivência do protagonismo juvenil, vivido de modo colegiado, dialogal, consultivo e propositivo, que leva em conta a diversidade e os apelos do contexto estudantil. “A implantação das Comissões é uma das metas do Plano Estratégico das Mantenedoras, e as Unidades terão até 2023 para implementá-las, garantindo que os processos sejam feitos de modo consciente e construídos em parceria com os próprios estudantes”, declarou o gestor.

Memória – As unidades que já possuem as Comissões Locais são: Colégio Marista de Colatina (ES); as unidades mineiras, Colégio Marista Diocesano, de Uberaba, e Colégio Marista Patos de Minas; Colégio Marista de Palmas (TO); Colégio Marista Patamares, de Salvador (BA); Escola Marista Champagnat de Teresina (PI); Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE), e o Colégio Marista de Aracati (CE).