Interatividade e criatividade. Estas foram as palavras-chaves que resumiram o Encontro Marista de Coordenação Pastoral e Pedagógica, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de maio, no Espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), e reuniu os coordenadores pastorais-pedagógicos, de todas as unidades socioeducacionais, com o objetivo de alinhar e desenvolver as temáticas propostas para o Encontro, além de atualizar as formas de educar e evangelizar.
Com o tema Caminhemos como Família Global, e no lema Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes, o Encontro foi pautado por palestras, dinâmicas de grupo, jogos, painéis de boas práticas e oficinas, que introduziram temas gerais e específicos para ambos os setores, e trouxeram subsídios para um novo olhar pastoral-pedagógico, ao público participante. Dentre as oficinas, a de Inovação e Evangelização trouxe um jogo divertido e educativo e, apresentou, por meio de um grande jogo de tabuleiro, a ideia de que evangelizar também pode ter uma proposta inovadora e, ainda assim, continuar condizente com os objetivos pastorais.
Já na oficina de Metodologias Ativas, os coordenadores puderam explorar as linguagens e as disciplinas de Ensino Religioso, Ciências da Natureza e Matemática, por meio de atividades lúdicas, como o feitio de um poliedro de Platão e de uma produção textual, que mostrou a possibilidade de ensinar, de uma forma inovadora, interdisciplinar e interessante, as mesmas disciplinas de sempre. Com uma proposta mais conceitual, a oficina Elaboração de Projetos revelou a importância de se pensar e fazer um projeto, com o passo a passo para preparar um programa, com início, meio e fim.
O Encontro, promovido pelas Coordenações de Evangelização e Educacional, da Superintendência de Missão, ainda contou com pautas específicas de cada área, e momentos de partilha e convivência. Para o Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização, o Encontro foi oportuno para apresentar novas formas e maneiras de se pensar a evangelização e a educação. “Reunir os coordenadores pastorais e pedagógicos mostra a tendência da Província em fazer estas duas áreas caminharem juntas, em uma conversão em prol de um bem maior, que é educar por meio da evangelização, e vice-versa”, declarou.
Na área educacional, a coordenadora Deysiane Pontes afirma que “a integração entre pedagógico e pastoral é essencial para a concretização da missão de evangelizar por meio da educação. Neste evento, formamos e criamos mais sinergia e fraternidade, com respeito às características de cada área, mostrando as convergências necessárias, rumo à educação integral, em todas as suas dimensões”.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos do Encontro.