Alunos do projeto Fratelli – Foto: Bruno Socher

A crise dos refugiados mobiliza o mundo inteiro, e a Província Marista Brasil Centro-Norte não poderia ficar inerte frente as mais de 65 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares, fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos. É em prol desta causa que a Província lança, hoje (16/03), às 17h, por meio de videoconferência, a Campanha de Mobilização pela causa dos Refugiados, que tem por objetivo sensibilizar estudantes e familiares, colaboradores, e toda a comunidade educativa, para o desenvolvimento de ações coletivas a favor dos migrantes.

Atualmente, o Instituto Marista e a Congregação de La Salle, por meio do projeto Fratelli, já desenvolvem ações para responder à crise migratória mundial, e os maristas atendem 450 crianças refugiadas, no Líbano, com foco no apoio e planejamento da educação. E para corroborar com essas ações e atividades do Instituto, a Província apresenta esta Campanha com intuito de trazer para o Escritório Central e para as Unidades Socioeducaionais o despertar de uma consciência crítica e ética com o sofrimento dos migrantes.

Neste primeiro momento, a Campanha pretende sensibilizar e mobilizar o público marista, para “mergulhar” na dimensão carismática e solidária em prol da causa. Os próximos passos sugerem atuações concretas, por meio da participação em campanhas de solidariedade, promovidas pelos organismos nacionais e internacionais, e demais iniciativas da sociedade civil.

Para o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Wagner Cruz, “a Campanha nos mostra que esta é uma causa sem fronteiras, e a união dos esforços do Instituto pode fazer uma “pequena”, porém, importante diferença na vida destes refugiados, que tanto precisam do nosso apoio”.