Faleceu ontem (8/3), em Recife (PE), o Ir. Nuno Maria (Antonio de Oliveira Pereira). Português da cidade de Tomar, no atual distrito de Santarém, antiga província de Estremadura, nasceu em 5 de março de 1922. Residia, atualmente, na Comunidade Marista Recanto Nazaré, em Apipucos, na capital pernambucana. No início de 2018, havia completado 80 anos de vida religiosa dedicada à missão Marista.

Desde muito jovem, Ir. Nuno sonhava em ser professor. Por este desejo, a família o deixou aos cuidados de um Irmão marista, parente próximo. Assim, ele se dirigiu para Tuy, na Espanha, onde fez parte do juvenato e o concluiu em Mazères, na França. Após estas etapas de formação, fora destinado ao Brasil, para onde se dirigiu em 1938, se estabelecendo em Recife, no noviciado, onde tomou o hábito religioso.

Em 1941, realizou o sonho inicial de ser professor. Começou a lecionar em Recife e, posteriormente, em outras escolas da antiga Província do Brasil Norte. Salvador (BA), Belém (PA), Balsas (MA), dentre outras cidades, foram locais onde exerceu o apostolado de Irmão e de professor. “O certo, e o que desejo assinalar, é que sempre levei muito a sério o trabalho das aulas, lidar com alunos, dedicar-me à vida do colégio e que me senti, sempre, muito feliz”, escreveu Ir. Nuno em certa ocasião.

Após alguns anos, dirigiu-se novamente à Europa para o segundo noviciado, no Escorial, nas cercanias de Madri (Espanha). Dali foi designado para Casa Geral, em Roma (Itália), onde exerceu a função de Arquivista Geral do Instituto Marista. Após esta etapa, voltou para a terra natal, Portugal, onde trabalhou no juvenato de Leiria, também na cidade do Porto e no Colégio Marista de Carcavelos, próximo a Lisboa.

Ao voltar ao Brasil, trabalhou no interior do estado do Maranhão e, também, em Aracati (CE). Em 2014, quando completou 75 anos de vida consagrada, a coordenadora de pastoral do Colégio Marista de Aracati, Maria das Graças Silva, escreveu um texto para a então existente revista Informativo Marista, no qual detalhou a presença significativa do Ir. Nuno, no apostolado local. “As três violetas têm um perfume especial no jardim da existência do Ir. Nuno. Foram características de um homem que soube aprofundar na prática o que aprendeu na teoria, levando aos extremos esses valores. Irmão Nuno Maria é, para nós, exemplo de vocação transformada em serviço, pelo testemunho entre as crianças e jovens, pelo amor à educação; é vida traduzida muito mais em gestos do que em palavras. Na simplicidade de ser Marista, só posso dizer: Ir. Nuno, um marista, um amigo, uma vida que se dá. Uma vela que se consome testemunhando a força da luz”, afirmou a coordenadora.