Equipe da Superintendência de Missão – Foto: Cristiano Giamarco/Ascom

A Superintendência de Missão, da Província Marista Brasil Centro-Norte, se reuniu, na última semana de fevereiro (26/02), com as unidades socioeducacionais, para realizar a abertura do ano letivo 2018. O encontro se deu por meio de videoconferência, e agrupou os gestores das unidades com todas as coordenações que compõem a Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão: coordenações Administrativa, Educacional, Evangelização, Negócios e Solidariedade.

Durante a reunião, houve apresentação das equipes de cada coordenação, exposição dos projetos prioritários para este ano, além de breve explanação sobre a revisão orçamentária. No que diz respeito aos projetos, a Gerência Socioeducacional apresentou alguns programas que irão nortear as atividades anuais. Dentre as ações previstas para as áreas pastoral-pedagógica estão: escutas pastorais, atualização das diretrizes da Pastoral Juvenil Marista, encontro de diretores e vice-diretores administrativos e pedagógicos, encontros de Fé, Arte, Cultura e Vida, Fóruns do Ensino Médio, Olimpíadas do Conhecimento, e cursos de Ensino à Distância (EAD).

Os projetos de Internacionalização, como o Intercâmbio Marista e o Marista ID (centro de idiomas), também foram abordados, e o destaque ficou por conta do programa High School, que pretende oferecer aos estudantes, a partir do 9º ano, a possibilidade de cursar o ano acadêmico americano, no contra turno escolar.

Além dos programas mencionados acima, e de outros citados durante a videoconferência, que já estão em andamento, e são recorrentes na Província, estão previstos no planejamento da Superintendência da Missão projetos pilotos, como Google for Education, Aplicativo Escolar, Projeto de Vida e Pastoral no Currículo, que mostram a tendência da gestão em estar sempre atenta às novidades relacionadas à educação, trazendo para as unidades e Escritório Central o que há de mais atual e eficiente no que diz respeito ao nosso mister.

De acordo com o gestor da Gerência Socioeducacional, Jefferson Oliveira, a abertura oficial do ano letivo 2018 é propícia para manter o foco e alinhar os projetos entre as coordenações da Superintendência de Missão e as unidades socioeducacionais. “Este encontro permite comunicar os programas que serão desenvolvidos durante o ano, para que todos possam aprimorar, ainda mais, a qualidade dos serviços prestados, dando continuidade à missão de Champagnat, de evangelizar pela educação”, declarou.

Já para a superintendente de Missão, Manuela Suassuna, o ano de 2018 será desafiador, mas pode-se fazer a diferença. “As nossas unidades socioeducacionais são sólidas e oferecem educação de qualidade, mas não podemos esquecer que temos pela frente um ano repleto de desafios, com eleições presidenciais, um mercado agressivo que apresenta práticas de concorrência cada vez menos leais e nos obriga a ficar atentos. Por isso, devemos estar vigilantes e atuar com firmeza no propósito de São Marcelino Champagnat, que escolheu a educação como espaço para o desenvolvimento integral e para a transformação do mundo”, afirmou a gestora.