Nesta semana, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, no espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), será realizada a 14ª Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), que pretende dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista, à luz da mensagem deixada pelo XXII Capítulo Geral.
Com a participação de 25 representantes, provenientes das três Províncias do Brasil, e sob o tema “A vida é farol e ponte, quando se busca um novo horizonte”, a Assembleia apresentará os planos e conjunturas para 2018, além de expor os programas realizados ao longo de 2017, entre outras atividades.
Durante o evento e seus desdobramentos, a UMBRASIL fomentará os cinco apelos apresentados ao longo do XXII Capítulo Geral, estruturados da seguinte forma: família carismática global, farol de esperança neste mundo turbulento; ser o rosto e as mãos de tua terna misericórdia; inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes; para caminhar com as crianças e jovens marginalizados pela vida; responder com audácia às necessidades emergentes.
Para o secretário-executivo da UMBRASIL, Ir. Natalino Guilherme de Souza, o momento é de potencializar esforços para a construção da atuação em rede. “A UMBRASIL, cada vez mais, assume seu papel estratégico em iniciativas e projetos que levam em conta os desafios estabelecidos pelo Novo Começo”, afirmou o secretário.
Pela Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), o ecônomo, Ir. Renato Silva, que é diretor-tesoureiro da UMBRASIL, e também participante do evento, afirma que a 14ª Assembleia Geral Ordinária, de 2018, tem o cunho de pensar a UMBRASIL e suas estratégias de atuação. “Com a mudança do modelo de governança do Instituto Marista, ao fundar as Regiões em diversas partes do mundo, inclusive aquela à qual nós pertencemos – Região América Sul –, a UMBRASIL se posiciona e se reposiciona para garantir a sua atuação com responsabilidade e ainda mais eficácia”, esclareceu.
A Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente, é também um momento de celebrar e garantir a fraternidade entre os Irmãos Maristas.