Jovens Irmãos reunidos – Foto: Região América Sul

 

Entre os dias 16 e 21 de janeiro, os Jovens Irmãos da Região América Sul se reuniram na Casa de Encontro Marista, em Coronel Oviedo, no Paraguai, com o objetivo de fortalecer a vivência e a vocação religiosa para a revitalização da vida consagrada. O evento, organizado pela Área de Vida Consagrada e Laicato, da União Marista do Brasil (UMBRASIL), e pelo Grupo de Trabalho Jovens Irmãos da Região América Sul, contou com um itinerário formativo que seguiu o tema Jovens Irmãos: cúmplices do Espírito no território do novo.

O encontro foi uma oportunidade de formação, partilha, fortalecimento de vínculos e de participar experiências. A programação contou com oficinas, painéis, rodas de conversa e uma análise sobre oportunidades, potenciais e fragilidades que envolvem a internacionalidade da Região América Sul.

Dividido em quatro blocos, o evento apresentou oficinas sobre “Como ser Irmão hoje”, compostas pelos temas Nova relação Irmãos e leigos, Espiritualidade, Formação Profissional, e Conflito Geracional; painel sobre Direitos Humanos, com foco no abuso sexual; roda de conversa sobre Eclesialidade; e análise SWOT sobre a nova região, com acento no jeito cosmopolita da Região.

A Região América Sul foi criada com o objetivo de integrar as Unidades Administrativas, fortalecendo a missão e o carisma maristas nas Américas, promovendo sinergia no âmbito dos processos, estruturas e pessoas. A Região foi fundada, oficialmente, em março de 2016, durante assembleia realizada em Florianópolis (SC), que reuniu os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-Norte; Centro-Sul; Sul-Amazônia; Cruz del Sur (Argentina, Paraguai, Uruguai) e Santa Maria de los Andes (Bolívia, Chile e Peru).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar