CMCJ, de Recife (PE) - Foto: cedida pela unidade

Centro Marista Circuito Jovem, de Recife (PE) – Foto: cedida pela unidade

O Centro Marista Circuito Jovem de Recife (CMCJ/PE) abre 200 vagas, até março, para os cursos de recondicionamento de computadores, mídias sociais e web designer, destinadas aos jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, e que residem na região metropolitana. Os cursos são totalmente gratuitos, e as inscrições serão feitas na própria unidade. O CMCJ é o primeiro Polo de Formação em Reuso de Eletroeletrônicos do Brasil, e se espera que, em 2018, cerca de 20 mil jovens, indiretamente, e, 500 jovens, diretamente, sejam atendidos com as formações profissionalizantes, e com as doações dos kits de computadores recondicionados.

Com o apoio de parceiros, neste ano, a unidade consegue ampliar a atuação, o que consolida a caminhada do Centro, como unidade de referência no tema da inclusão sociodigital, com a execução de projetos nas áreas de Robótica Livre, Metareciclagem, Meio Ambiente, Inovação e Economia Circular. “Quando inovação e tecnologia se juntam com a solidariedade o resultado é surpreendente”, destaca o diretor do CMCJ, Domingos Sávio.

Entre os novos parceiros do CMCJ, Sávio destaca os projetos desenvolvidos com apoio do Instituto Intercidadania, Fundação Banco do Brasil, Instituto Cooperforte, e a Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação. “O intuito é criar atividades que levem as pessoas a refletir sobre os atos de consumo que geram impactos no planeta, incentivando a redução do consumo, a reutilização e a reciclagem. Todo o trabalho prevê atividades de respeito a si mesmo, com o trabalho do outro, com as pessoas e o meio ambiente”, contextualiza o diretor.

Com as parcerias, o espaço do CMCJ, que abriga um Centro de Recondicionamento de Computadores, passará por melhorias para se adequar ao Polo de Formação. Segundo Sávio, este trabalho inclui a aquisição de máquinas, veículos e equipamentos necessários aos processos de recebimento, triagem, guarda, desmontagem e reuso dos materiais – insumos pedagógicos necessários às formações.

Nos seus quase 10 anos de existência, o CMCJ já formou mais de 13 mil jovens. Durante esse período, foram doados cerca de quatro mil computadores para 290 entidades do Nordeste, o que configura o atendimento, indireto, à cerca de 290 mil pessoas.