Jornada Pastoral Pedagógica, no Colégio Marista N. Senhora de Nazaré – Foto: Ascom Marista Nazaré

As Jornadas Pastorais Pedagógicas de 2018 já começaram. Promovidas pelas unidades socioeducacionais, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), as Jornadas têm por objetivo a formação pedagógica e espiritual dos educadores de todos os colégios e escolas maristas, além de servir como espaço para o planejamento anual de cada unidade.

Para nortear os trabalhos das unidades, durante as Jornadas, foram elencados 12 eixos motivadores, que servem como sugestões para os temas das palestras e formações, que ocorrem neste período. Dentre eles, podemos citar a Campanha da Fraternidade 2018; a Reforma do Ensino Médio; a Base Nacional Curricular Comum; a Política Institucional de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes; O lugar da Escola Marista no mundo contemporâneo; e a Evangelização com as infâncias e sua abertura para o sagrado.

Os eixos propostos serão desenvolvidos, pelas unidades, durante os meses de janeiro e fevereiro, com atividades que envolvem palestras, formações, debates e reflexões. O Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), e a Escola Marista Champagnat, de Iguatu (CE), concluíram, nesta semana, as Jornadas. Na próxima segunda-feira (15/01), quatro unidades iniciam as formações: Aprendizado Marista Padre Lancísio, de Silvânia (GO), Colégio Marista Aracati (CE), Colégio Marista de Palmas (TO), Colégio Marista Pio X, de João Pessoa (PB), e Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE).

No Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, a Jornada, que terminou ontem (11/01), reuniu toda a equipe pedagógica da instituição para reflexões, análises e proposições na construção do planejamento pedagógico, que será trabalhado durante todo o ano. Para a coordenadora educacional, da Gerência Socioeducacional, Deysiane Pontes, que esteve presente na formação do Colégio, “a Jornada é momento de abertura do ano, com planejamento e alinhamento das intervenções pedagógicas necessárias para a qualificação constante do ensino e da aprendizagem”.