Na próxima segunda-feira (27/11), a União Marista do Brasil (UMBRASIL) promoverá o Fórum sobre Organização Religiosa e Imunidade Filantrópica: reflexões sobre os desafios e oportunidades para o Brasil Marista, que pretende discutir temas relacionados às organizações religiosas das Províncias, imunidade filantrópica, bem como o arcabouço legal que reúne ambos os assuntos.
O encontro, que acontecerá na sede da UMBRASIL, em Brasília (DF), espera reunir provinciais, representantes canônicos e os dirigentes das mantenedoras, em prol de uma agenda que propõe exposições e debates sobre os temas mencionados acima, e momentos de diálogos para a construção de posicionamentos acerca das oportunidades para o Brasil Marista.
O cenário político-social e jurídico do Brasil tem mudado velozmente. Esta velocidade incide sobre marcos legais e, consequentemente, sobre o trabalho de instituições como o Marista. Desta forma, a proposta do Fórum é se antecipar para avaliar riscos e possibilidades que se apresentam neste novo contexto.
Na programação, estão previstas palestras com o procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal, José Eduardo Sabo Paes, e com os especialistas no tema, os advogados Napoleão Alves Coelho e Sérgio Almeida.
A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), que teve sua Organização Religiosa fundada neste mês (8/11), vai participar deste evento de formação, para alinhamento conceitual e de boas práticas para essas instituições. Para o ecônomo provincial, da Organização Religiosa, da PMBCN, Ir. Renato Silva, que estará presente no Fórum, o encontro representa a oportunidade de discutir sobre a implementação das Organizações Religiosas nos tempos atuais. “Teremos a possibilidade de dialogar sobre como fazer, como implantar, quais os procedimentos relevantes para a fundação e a manutenção destas instituições e, também, para manter a perenidade de cada uma delas”, declarou.
*Com informações da União Marista do Brasil (UMBRASIL)