Conanda

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) convida os estudantes, de 12 a 16 anos, de todas as unidades socioeducacionais, a participar da seleção para integrar o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que integra a Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da República (SDH/PR).

A seleção, com prazo de inscrição até 10 de dezembro, será composta por duas etapas, e acontecerá por meio da plataforma participa.direitosdacrianca.gov.br, onde os alunos poderão lançar as suas propostas. Na primeira etapa, os educandos registrarão as propostas dentro do tema “Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos”, e os que computarem mais votos avançarão para a segunda etapa. Na segunda fase, os participantes terão que criar um vídeo debatendo o mesmo tema da primeira etapa, e poderão publicá-lo em suas próprias redes sociais.

Os estudantes que vencerem a seleção irão constituir o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), composto por 47 adolescentes, para atuar junto aos órgãos governamentais e não-governamentais, na construção de políticas públicas voltadas para os direitos da criança e do adolescente.

Para o analista social da Coordenação de Solidariedade, da Superintendência de Missão, Clemilson Graciano, a participação dos adolescentes e jovens no Comitê traz para a Província o protagonismo juvenil, alinhado com as propostas da Pastoral Juvenil Marista (PJM). “A presença dos jovens maristas no Comitê de Participação de Adolescentes é muito representativa, pois eles estarão no espaço onde são apresentadas e aprovadas políticas em prol da juventude, por isso a PMBCN incentiva a participação de todos nesta seleção”, declarou o analista.

O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) foi criado em junho deste ano, por meio da Resolução nº 191, e prevê a participação de adolescentes, em caráter consultivo, na elaboração de pautas, resoluções e campanhas sobre os direitos da criança e do adolescente.

*Com informações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)