Claudio Prates ladeado pelo Ir. José Augusto Júnior e por Fátima Gonçalves (Foto: Ascom/Colégio Marista São José - Montes Claros/MG)

Claudio Prates ladeado pelo Ir. José Augusto Júnior e por Fátima Gonçalves (Foto: Ascom/Colégio Marista São José – Montes Claros/MG)

Os 60 anos de presença do Colégio Marista São José em Montes Claros foi o ponto central da homenagem concedida pela Câmara de Vereadores da cidade, na última quarta-feira (16/8). O evento, idealizado por Cláudio Prates, vereador e também ex-aluno Marista, reconheceu a unidade educacional pelo trabalho realizado em benefício da educação, e concedeu a Placa Alferes José Lopes de Carvalho, como símbolo do momento. “Escola responsável pela formação de milhares de cidadãos do bem é um espaço de construção de vida, aprendizagem e convivência, que presta serviço social à comunidade”, destacou Carvalho, na abertura do evento, que iniciou com a Celebração Eucarística presidida por Padre Adilson, Capelão do Colégio.

Compareceram na homenagem, representando os Irmãos, leigas, leigos e colaboradores do Colégio e da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), os Irmãos José Augusto Júnior, diretor da Área de Vida Consagrada e Laicato do Escritório Central da PMBCN – Brasília (DF); Joarês Pinheiro de Sousa, conselheiro provincial e formador no Juniorato Champagnat – Belo Horizonte (MG); Ir. Julianderson André Silva, formando do primeiro ano no Juniorato Champagnat – Belo Horizonte (MG); e André Roque Plinio Loss, que reside na Comunidade Marista da Betânia, também na capital mineira. Estiveram também na solenidade, autoridades do município, professores e colaboradores do Colégio, familiares e estudantes.

De acordo com o Ir. José Augusto Júnior, a homenagem é o retrato do reconhecimento do Norte de Minas aos Maristas, aos leigos e Irmãos que atuam pela difusão do conhecimento em Montes Claros. “O momento coroou não apenas os 60 anos do Colégio, mas também os 200 anos do Instituto Marista, que ao sair da França possibilitou que nos tornássemos agentes de transformação em Montes Claros”, enfatizou o Ir. Júnior.

Selo Comemorativo

O lançamento oficial do Selo Comemorativo dos 60 anos ocorreu na solenidade. Na ocasião, Elder Ferreira Aragão, gerente regional dos Correios, no Norte de Minas, convidou para a obliteração do selo o Irmão Joarês Pinheiro, o presidente da Câmara de Vereadores Cláudio Prates, a diretora do Colégio Fátima Gonçalves, e a colaboradora Laura M. Gallo de Carvalho, que está na instituição há 30 anos. A obliteração é um procedimento realizado nos lançamentos de selos personalizados, quando as autoridades selam e carimbam um cartão que será conservado no Museu dos Correios. “Estamos convencidos de que a educação é lugar privilegiado de evangelização e promoção humana. Expressamos nossos agradecimentos a todos os agentes, Irmãos e leigos que mantém vivo o sonho de Champagnat”, enfatizou a gestora, ao final da cerimônia.

O Colégio Marista São José de Montes Claros atende 1.427 estudantes, do maternal ao ensino médio. As próximas atividades alusivas aos 60 anos preveem passeio ciclístico e encontro de famílias, formação de pais, palestras e momento celebrativo dos educadores maristas.

Confira a relação dos homenageados pela Câmara Municipal:

• Irmão José Augusto Júnior
  • Fátima Rodrigues Gonçalves (Diretora)
  • Irmão Roque Plínio Loss
  • Irmão Benedito Odeto de Lima – Ir. Bené (ex–Diretor do Colégio)
  • João Bispo – Bonga (Prof. de Educação Física) – O colaborador exerce a função há 35 anos no Colégio, e representou os educadores da unidade.
  • Irmão Joarês Pinheiro de Sousa
  • Irmão Rubens José Falqueto
  • Amadeu Rodrigues Gonçalves (ex–Diretor do Colégio)
  • Aparecido Camelo de Oliveira (ex–Diretor do Colégio)