Terá início, neste semestre, o 2º Itinerário Formativo para o Ensino Religioso, com o objetivo de promover a formação continuada dos professores sobre o Componente Curricular, com foco no Sistema Marista de Educação (SME). Promovido pela Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, em parceria com a editora FTD, o Itinerário é voltado para os professores do ensino fundamental (1º ao 6º ano), coordenadores da área de Ciências Humanas e coordenadores pedagógicos e de pastoral.
As formações ocorrem em períodos diferentes para cada segmento. Em setembro, dia 20, às 18h15, acontecerá a videoconferência para acolher os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e propor discussão sobre o SME – Ensino Religioso, a partir de temáticas específicas e das experiências pedagógicas dos profissionais.
Para os professores do 6º ano, a videoconferência de acolhida será em outubro, dia quatro, às 18h15, com a proposta de proporcionar discussão sobre a Matriz Curricular de Ensino Religioso, a partir do novo Mapa de Conteúdos Nucleares.
Além das duas formações descritas acima, ainda haverá o Fórum Permanente de Interação para todos os professores, do 1º ao 6º ano, que terá início dia 11 de setembro. O Fórum propõe discutir o Ensino Religioso a partir de experiências profissionais, e de propor materiais voltados para o ensino-aprendizagem sobre o fenômeno religioso.
As formações e o Fórum serão realizados por meio da plataforma de aprendizagem Núcleo Marista de Educação a Distância (NEaD), onde serão disponibilizados os materiais para o curso, como artigos, fotos e vídeos, e compartilhadas vivências e práticas, a fim de ampliar as discussões referentes aos temas abordados durante o Itinerário Formativo. Para o analista de referência da Gerência Socioeducacional, Paulo César Bernardo, que está à frente do projeto, a formação continuada é importante para especializar os professores neste segmento. “A expectativa é de grande participação, pois os professores esperam e desejam se especializar no Ensino Religioso”, declarou.