Reunião do Comitê de Proteção, conduzida pelos Irmãos Ataide Lima e Wagner Cruz (Foto: Cristiano Giamarco - Ascom / PMBCN)

Reunião do Comitê de Proteção, conduzida pelos presidente e vice-presidente da PMBCN, Ir. Ataide Lima e Ir. Wagner Cruz (Foto: Cristiano Giamarco – Ascom / PMBCN)

“A Política toca o coração da nossa missão”. A afirmação é do provincial, Ir. Ataide José de Lima, na abertura da videoconferência de lançamento da Política Institucional de Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes – edição revisada e ampliada, realizada na última terça-feira, 8/8, com a participação das unidades socioeducacionais e comunidades da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN.

O documento, elaborado pela equipe do Comitê de Proteção, reafirma o compromisso institucional para a concretização da doutrina da proteção integral, que reconhece, com prioridade absoluta, a criança e o adolescente como sujeitos de direitos. “A política, que deve estar na mesa de todos os educadores, sinaliza o horizonte de um novo começo para a missão Marista. É Instrumento de trabalho para atuação nos casos de violação de direitos e também de prevenção”, destacou Ir. Ataide, na abertura do evento.

No lançamento, o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner Cruz, reforçou a importância da iniciativa, ao esclarecer que o documento “não pode ser uma política morta; ele deve ser lido e vivenciado pelas unidades”. O coordenador do Comitê de Proteção, Ir. Carlos Henrique da Silva, ao apresentar o resgate histórico, sinalizou que, como instituição, o carisma deve ser readequado. “A partir do XXI Capítulo Geral, o Instituto Marista nos pede para sermos experts na defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes”, pontuou.

A Política está organizada a partir de quatro temas centrais: princípios e diretrizes, procedimentos maristas de proteção integral à criança e ao adolescente, fluxograma de atendimento, e, ainda, a atuação do comitê de proteção (critérios e atribuições). Dentre as diretrizes, destacam-se o comprometimento da instituição em denunciar os casos de violência, o sigilo e a confidencialidade, para assegurar a integridade física, moral e psíquica da criança e do adolescente.

Cada unidade receberá peças de divulgação, com a política impressa, banner, cartão postal e cartaz. Além disso, o Comitê promove ações nas redes sociais da Província e inicia a implementação do plano de ação, com formações das equipes por videoconferências e nos encontros provinciais. Além disso, o tema torna-se pauta do calendário de eventos das unidades.

A equipe do Comitê de Proteção Integral é formada pelo Ir. Carlos Henrique da Silva, diretor do Colégio Pio X – Balsas/MA (coordenador do Comitê); Chirliana Souza, analista da Ascom; Deysiane Pontes, coordenadora Educacional da Gerência Socioeducacional; e Mirtes Pereira dos Santos, analista do Instituto Marista de Solidariedade. Mais informações sobre podem ser obtidas por e-mail: comitedeprotecao@marista.edu.br