pjm

A celebração dos 10 anos da Pastoral Juvenil Marista/PJM na Província ocorre, gradativamente, nas unidades educacionais. Alguns grupos comemoraram no dia 20 de maio, quando se faz memória do nascimento de São Marcelino Champagnat, e outros ainda irão celebrar, em sintonia com a programação e diretrizes para o momento. Os jovens da PJM também se preparam, com a comunidade escolar, para a Assembleia das Juventudes, que ocorrerá em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 12 de agosto.

De acordo com a Coordenação de Evangelização, a PJM é um instrumento de evangelização, que anima e potencializa a vivência grupal entre os jovens. Nos grupos e momentos, eles são inspirados a viver a mística e o amadurecimento na fé. “Após 10 anos, celebramos o avanço e o caminho trilhado. A PJM é um misto de evangelização e de olhar atento às questões sociais que envolvem a vida de nossas juventudes”, explicou a analista de pastoral, Nayraline Barbosa.

Nas unidades em que já ocorreram celebrações, o testemunho dos jovens é carregado de nostalgias e agradecimentos pelas experiências. A estudante Maria Villa de Abreu Maia, do Colégio Marista Diocesano, de Uberaba (MG), participa dos projetos pastorais da unidade desde criança. “É emocionante ver que aqui se valoriza, realmente, a solidariedade e o amor ao próximo. A PJM é um lindo projeto do Marista que eu, como participante há seis anos, fico muito feliz de vê-la crescer cada vez mais”, afirmou a jovem.

Já para o estudante Valquimar Melo Pastora, da Escola Marista Sagrado Coração, de Fortaleza (CE), a celebração foi a oportunidade de agradecer pelos momentos que vivenciou. “Com certeza, esses 10 anos foram marcados por muito amor, carinho e protagonismo juvenil. Não consigo imaginar como seria minha vida sem os valores maristas e sem a PJM. Obrigado por me tornarem a pessoa que sou e por me acolherem na nossa família Marista”, afirmou Valquimar.