remov

Seis jovens acompanhados pelos Núcleos de Animação Vocacional, da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, participam do Retiro Marista de Opção de Vida/Remov, que ocorreu em Fortaleza (CE), entre os dias 12 e 15 de julho. O encontro é promovido pela Coordenação de Animação Vocacional e contempla a etapa de discernimento do itinerário vocacional promovido na Província. Após o Remov, os jovens que escolhem seguir a vida religiosa Marista vivenciam, durante seis meses, a fase do Cultivar, quando experimentam e conhecem o cotidiano e missão dos Irmãos.

De acordo com o coordenador de Animação Vocacional, Ir. Márcio Henrique da Costa, os jovens são acompanhados por animadores nas localidades em que vivem e participam de diversos encontros e atividades que contribuem para traçar o próprio projeto de vida. “São quatro os momentos do itinerário, denominados despertar, discernir, cultivar e acompanhar. O Remov é a culminância do discernir, quando eles realizam a opção vocacional. Alguns jovens escolhem a vida matrimonial, alguns fazem a opção para ser Irmão Marista, outros optam pelo sacerdócio, meninas escolhem a vida religiosa marista ou em outras congregações e, então, todos são orientados para cada opção”, explica Ir. Márcio.

Dos participantes em Fortaleza, quatro são homens e duas são mulheres, provenientes do Ceará e Pernambuco. Além do Ir. Márcio, o retiro é conduzido pelos Irmãos José Getúlio Silveira, Fabrício Alves da Cruz e José Valter Mendes Pereira. Na próxima semana, entre os dias 18 e 21, outro Remov ocorrerá em Belo Horizonte (MG), com a participação de nove jovens de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso. Hoje, na Província, cerca de 530 jovens participam dos Núcleos de Animação Vocacional, em locais de presença marista.