Lagoa Seca

O terceiro e último Encontro de Gestão Pastoral Pedagógica Marista de 2017, com o tema “+200 anos de educação evangelizadora”, foi realizado, de 22 a 26 maio, em Lagoa Seca (PB). O evento, promovido pelas Superintendências de Organismos Provinciais (SOP) e Socioeducacional (SSE), por meio da Coordenação de Evangelização e Gerências Educacional e Administrativa, reuniu vice-diretores educacionais, coordenadores pedagógicos e coordenadores de pastoral das unidades educacionais e sociais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A abertura oficial do encontro, na noite da última segunda-feira (22/05), foi conduzida pelo vice-presidente das Mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, que destacou a função social da escola na construção de uma sociedade mais justa e humana. Na ocasião da abertura foi apresentado, também, vídeo do provincial Ir. Ataide José de Lima. Na mensagem, ele recordou que o momento político do país é histórico e convidou os Maristas a darem palavra de profetismo e esperança para a sociedade, educandos e famílias. “A sociedade vive mudanças e, é preciso levar em conta, que a instituição lida com pessoas e indivíduos. O indivíduo é mais importante do que a instituição; e as nossas escolas devem também responder a esses indivíduos, para que os estudantes que estão em nossas mãos sejam, no futuro, agentes transformadores da sociedade”, ressaltou.

De 23 a 26 de maio, a programação do encontro contemplou a apresentação das palestras “Antropologia juvenil: viver a fé na cidade”, conduzida pela professora da PUC Campinas, Brenda Carranza. Além dela, o Irmão Lúcio Dantas, diretor do Colégio Marista de Patamares – Salvador (BA), apresentou o tema “O Educador Marista entre o passado e o futuro” à luz da pedagogia Marista e sob a ótica da educação evangelizadora, relacionando-as às teorias pedagógicas da época da fundação do Instituto Marista. Houve, ainda, a explanação da coordenadora da Gerência Educacional, Deysiane Pontes, que refletiu com o grupo os avanços e desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já o  professor Moaci Alves Carneiro, doutor em Sociologia e pesquisador do Enlace – Encontro de Laboratórios de Cidadania e Educação, trouxe a retrospectiva dos aspectos legais que norteiam as mudanças no ensino médio e as alterações no Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem).

Nos encontros, que também ocorreram em Brazlândia (DF), de 8 a 12 de maio, e em Belo Horizonte (MG), de 15 a 19 de maio, os participantes tiveram debates e momentos de convivência. O encerramento do evento na cidade paraibana contou, ainda com a apresentação cultural do Grupo Armorial Ariano Suassuna, formado por estudantes do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa/PB, que encantou os presentes com o som de músicas populares nordestinas.