DSC_0364

“Faço votos de que este momento nos ajude a reforçar a parceria e a corresponsabilidade na vivência da missão e do carisma”. Assim o provincial Ir. Ataide José de Lima acolheu os participantes da videoconferência formativa sobre “Experiências de Formação Conjunta entre Irmãos, leigos e leigas da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN”. Eder D´Artagnan, coordenador do Laicato e integrante da Comissão de Vida Consagrada e Laicato, assessorou o momento.

A apresentação trouxe a retrospectiva das experiências de formação conjunta realizadas pela PMBCN, em 2015, em Montes Claros/MG e Fortaleza/CE. Dois grupos de Irmãos, leigos e leigas, de diferentes partes do país, conviveram e participaram, por dez dias, de momentos de missão, formação, espiritualidade, partilha de vida e construção de comunidade. Além disso, desenvolveram atividades formativas e celebrativas com as equipes dos colégios, de obras sociais e com lideranças da Igreja, além de tempos de convivência, formação e lazer com o próprio grupo.

Dentre os aprendizados do projeto, Eder destacou que as experiências foram mais vivenciais do que teóricas, tiveram livre adesão, sinalizaram novos parâmetros para a vida marista, se desenvolveram em torno da missão, vida fraterna e espiritualidade e que o formato dependeu do contexto local. “Sistematizamos as experiências e apresentamos ao Conselho e Capítulo provinciais com sugestões de outras possibilidades. Por exemplo, propostas de curta duração e itinerários formativos, criação de comunidade ampliada e mista com foco na evangelização das juventudes e iniciativas das comunidades e unidades maristas que podem ser impulsionadas com a presença de Irmãos, leigos e leigas”, explica Eder.

Dentre as ações em andamento para viabilizar a comunhão entre Irmãos leigos e leigas, a Comissão de Vida Consagrada e Laicato está em fase de identificação de participantes para novas experiências de formação conjunta, busca de propostas comuns de formação e desenho do Plano de Formação Inicial dos Irmãos. Além disso, quer fortalecer o itinerário formativo de leigos e leigas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar