Oficina La Valla

A celebração dos 200 anos do Instituto Marista na Província Brasil Centro-Norte terá, em 2017, atividades formativas com foco na espiritualidade marista para Irmãos, leigos e colaboradores. As Oficinas La Valla, organizadas pela área de Vida Consagrada e Laicato e pelo GT Bicentenário, foram lançadas no dia 10 de abril, às 15h, em videoconferência.

La Valla é o ícone do último ano de preparação dos 200 anos do Instituto e se refere à casa onde São Marcelino Champagnat começou a obra marista, na França. “Este ano nos convida a cultivar a mística e a interioridade, retornando ao início do Instituto e à inspiração que o levou a fundar um Instituto focado na educação e evangelização de crianças, adolescentes e jovens. As oficinas nos ajudarão a aprofundar o que foi o começo de toda a obra marista”, explica o coordenador de Animação do Laicato, Eder D’Artagnan.

O conteúdo formativo tem como eixo as três dimensões cristãs e maristas, relacionando-as ao apostolado do Fundador em La Valla, os episódios mais significativos do início do Instituto e a forma como são vividos hoje. A primeira, a Espiritualidade, aborda os elementos fundamentais da experiência de Deus feita por Champagnat e os traços característicos da espiritualidade marista hoje. A Vida Comunitária retoma o espírito de família, a relação do Fundador com os primeiros Irmãos e o sentido da fraternidade. A Missão, por sua vez, recorda o início do apostolado marista nas escolas e na catequese, para então aprofundar a missão marista hoje. A metodologia das Oficinas envolverá momentos formativos nas unidades, videoconferências e curso EaD (ensino a distância). A participação será por adesão, interesse pelo tema e desejo de conhecer mais o Carisma Marista.