Pré-postulantesCinco jovens deram importante passo na trajetória para se tornarem Irmãos Maristas. Depois de caminhada vocacional, de 27 a 29 de janeiro, eles participaram do Retiro de Envio para a entrada na casa de formação do Pré-postulado, a primeira das etapas de ingresso na congregação. O evento foi realizado em Vila Velha/ES, onde o grupo vai morar por um ano, acompanhado pelos formadores Ir. Joventino Laquini, Joilson Toledo e Demilton Barbosa.

“Na celebração final, realizamos o ritual de passagem do processo vocacional para o processo de formação, por isso, durante o encontro, trabalhamos temas ligados ao itinerário vivenciado, ao projeto de vida e à responsabilidade da opção escolhida”, destaca Ir. Márcio Henrique da Costa, coordenador de Animação Vocacional da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN. Na visão dele, ainda, os jovens que entram na casa de formação em 2017 desejam viver experiência profunda na comunidade de Irmãos. O retiro deste ano teve como tema “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2, 5).

Na Comunidade Marista Nossa Senhora da Penha, sede do Pré-postulado, os formandos conhecerão mais sobre o carisma marista e a vida religiosa. Além disso, terão rotina de estudo, experiência de missão, momentos de oração e atividades pastorais nas obras maristas e nas comunidades eclesiais. “Estão motivados e conscientes da opção vocacional que fizeram e querem amadurecê-la a partir do que planejaram nos projetos pessoais de vida”, lembra Ir. Márcio.

As atividades da casa, que recebeu a visita do vice-provincial da PMBCN, Ir. Adalberto Amaral para a abertura dos trabalhos, compreendem reflexões sobre a doutrina cristã, teóricos e vivenciais, em vista do crescimento na fé, e possibilita o conhecimento da vida, obra e espiritualidade de São Marcelino Champagnat e do Instituto Marista, bem como motiva a eclesialidade e a missionariedade em ambiente favorável para a vida fraterna e prática da cidadania e dos valores evangélicos. Fazem parte do grupo de pré-postulantes, Pedro Ricardo, de Itacambira/MG; José Elizaldo, de Balsas/MA; Evanílson Lopes, de Carutapera/MA, e Edinaldo Jardel Santana, de Brasília/DF.