RogérioDe 28 de novembro a 1º de dezembro, foi realizado, no Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, o 2º Encontro Nacional de coordenadores, colaboradores e técnicos de Centros, Museus, Historiais e Memoriais do Brasil Marista. A iniciativa teve por objetivo desenvolver e consolidar a Rede de Centros de Memória Marista, a fim de qualificar e de ampliar a preservação dos bens de valor histórico, espiritual e cultural do Instituto.

O Centro de Estudos Marista (CEM) foi responsável pela acolhida do Encontro que contou com a presença de, aproximadamente, 30 participantes, dentre os quais um representante do Chile e dois da Argentina.

Durante quatro dias os participantes avaliaram o Projeto da Rede de Centros de Memória Marista. “Tivemos, também, formação em legislação e gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológico”, destacou Rogério Amaro, bibliotecário-museologista do CEM e membro do GT Rede de Centros de Memória Marista. Participaram, também, representantes das Províncias Cruz del Sul, da Província Santa Maria de Los Andes), Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul e Brasil Sul-Amazônia, além de Marcos Rogério, Gerente do Pergamum, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR, que será utilizada pela Rede.

Em reconhecimento à importância da preservação da memória da vida marista no país, o Brasil Marista, no planejamento estratégico, definiu como prioridade trabalhar para que haja uma rede articulada que congregue os centros, museus, historiais e memoriais, a fim de ampliar o acesso aos bens materiais e imateriais da Família Marista, da Igreja e da sociedade. Na história do Instituto, São Marcelino Champagnat mostrava o zelo e o cuidado com a questão. Em cartas circulares manifestava preocupação e pedia aos Irmãos que preservassem e guardassem a memória da instituição.

No mês de março de 2016, realizou-se o 1º Encontro Nacional, em Curitiba. Na ocasião, surgiu a indicação para que a UMBRASIL criasse o GT, cuja missão seria a de construir e articular o projeto de Rede de Centros de Memória para o Brasil e o Instituto Marista. Os arquivistas, técnicos e colaboradores foram convidados para participarem desse encontro, visando criar sinergias e unicidade na atuação.