DSC_1592O fortalecimento da relação entre leigos e Irmãos, uma das prioridades do triênio 2016 – 2018 da Província Marista Brasil Centro – Norte, teve ação institucional significativa no mês de agosto. Nos dias 17 e 18, foi realizado, na Casa Provincial, em Brasília/DF, o primeiro encontro da Comissão de Vida Religiosa e Laicato, que tem como finalidade assegurar animação, articulação, formação e acompanhamento de Irmãos, leigas e leigos, em vista da vivência da vocação, das relações de comunhão e da vitalidade da missão Marista no Instituto e na Igreja.

Os dez integrantes da equipe revisitaram a caminhada do trabalho desenvolvido em outras instâncias, as demandas do último Capítulo Provincial acerca da temática e as iniciativas previstas para o plano trienal. Os subsídios possibilitaram configurar o perfil da Comissão e sinalizarão o itinerário a ser seguido pelos participantes, a partir das lacunas, ou seja questões importantes que estão pouco presentes nos itinerários vocacionais e formativos; nós, problemas que atrapalham o bom desenvolvimento do trabalhos das áreas, e luzes, que são as pistas e os indicativos para a atuação conjunta.

Assim, no encontro, os participantes refletiram sobre as atribuições do grupo, que trabalhará nas dimensões da vida religiosa e laicato, animação vocacional, formação inicial dos Irmãos, itinerário laical e processos conjuntos. Estão previstas, por exemplo, interfaces no acompanhamento vocacional, experiências de formação entre Irmãos e leigos, e desenvolvimento de itinerários formativos para leigos e leigas vocacionados “Precisamos estar próximo das pessoas, ter sensibilidade, zelar para que os processos tenham continuidade, de maneira sincera e transparente”, destaca Ir. José Augusto Júnior, superintendente de Organismos Provinciais/SOP.

Além dele, fazem parte da Comissão os Irmãos Adalberto Amaral, vice-provincial; Márcio Henrique da Costa, coordenador da Animação Vocacional; Maicon Donizete, formador do Postulantado e José Sotero, juniorista; além de Eder D´Artagnan, coordenador do Laicato, Edson Leite, diretor do Colégio Marista Dom Silvério; Raquel Pulita, analista de comunicação, Maridelma Ilário, analista da SOP e Esmera Laurinda, coordenadora de pastoral do Colégio Marista de Palmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar