Ir. Ataide José de LimaO Dia do Marista, celebrado em 15 de agosto, foi a data escolhida para o lançamento do Ano La Valla na Província Marista Brasil Centro-Norte. Em videoconferência com todas as unidades, o provincial Ir. Ataide José de Lima apresentou o significado e as ações previstas para o período, que faz parte do itinerário rumo ao bicentenário da instituição, comemorado em 2 de janeiro de 2017.

O provincial fez a retrospectiva da caminhada para os 200 anos, marcada pela imersão em aspectos importantes para o Instituto Marista. O Ano Montagne (outubro de 2014 a julho de 2015), trouxe a dimensão da evangelização de crianças e jovens em vulnerabilidade. No Ano Fourvière (julho 2015 a julho de 2016), o tempo foi de reflexão sobre a relação entre Irmãos e leigos, e o Ano La Valla chega agora voltado para o retorno à espiritualidade marista, que é centrada em Jesus, inspirada em Maria e apostólica. “É tempo de partilhar a missão, rezar e refletir a espiritualidade que nos move, alimenta e encanta.”, lembra Ir. Ataide.

Nesse sentido, a Casa de La Valla, onde o fundador Marcelino Champagnat conviveu com os primeiros Irmãos, foi o ícone escolhido para simbolizar o período. “O segundo andar, o mais alto, nos leva a olhar para os horizontes da missão. O térreo é o espaço de vivência da fraternidade, e o subsolo marca o lugar da interioridade, do encontro pessoal com Deus”, explica o Irmão, para quem o local ainda remete aos valores que nasceram com o Marista e devem ser revisitados, como a convivência, o respeito, a acolhida e a comunhão com o Pai.

Na videoconferência, houve, ainda, momento de partilha do Colégio Marista de Colatina/ES, sobre como a comunidade educativa tem trabalhado o Ano La Valla e a exibição de vídeo com música interpretada pelos estudantes. Os participantes, ao final, receberam, também, sugestões sobre como trabalhar a temática nas unidades, como a formação de grupo de trabalho, a realização de dinâmicas celebrativas, a intensificação dos estudos sobre o Ano e a sistematização das ações realizadas.