Page 28 - Tempo Integral - 2ª Edição
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Para garantir a melhor ocupação das turmas e sob validação da GSE, os grupos podem
                       sofrer alterações na organização do agrupamento conforme demanda, capacidade dos
                       espaços físicos ou estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem, desde que não es-
                       tejam agrupadas mais de três séries na mesma turma. 1




                       Organização das atividades

                       As turmas do Tempo Integral devem ser ofertadas de forma padrão e obrigatória nos cin-
                       co dias da semana. A unidade não deverá conceder, em nenhuma situação, desconto ou
                       bolsa no valor da mensalidade do Tempo Integral.

                       As unidades deverão compor o quadro de atividade das turmas com todas as dimensões:
                       Orientações de Estudo, Evangelização, Esporte, Arte e Cultura, Ludicidade e Bem-Estar e
                       Cuidados. A carga horária das dimensões pode variar de acordo com o agrupamento, as
                       necessidades pedagógicas, os espaços físicos, os recursos humanos, dentre outros. Ga-
                       rantindo todas as condições ideais, recomendamos a seguinte organização:

                                                    Grupo 1 (Maternal II e III)
                                                   Carga horária por dimensão
                              Dimensão           CH semanal          Responsável             Apoio
                        Orientações de Estudo          3h             Monitor(a)             NAPs
                            Evangelização              2h          Agente de missão       Monitor(a)

                        Esporte, Arte e Cultura      Até 8h          Instrutor NAC         Monitor(a)
                       1  Com relação aos casos de estudantes público-alvo da educação especial, com significativo atraso no desenvolvimento e/
                       ou alterações comportamentais importantes (transtorno espectro autista, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outros),
                       recomendamos que a unidade consulte a GSE para diálogo prévio sobre os impactos que uma rotina extensa de atividades
                       complementares ao turno regular pode trazer para o estudante, além da necessidade de acompanhamento individualizado a
                       ser custeado pela família. Após essa consulta, a unidade seguirá com diálogo e reflexão com a família candidata à matrícula
                       nas atividades do tempo integral. Caso a matrícula seja confirmada e havendo a necessidade de apoio educacional (contrata-
                       do pela família) solicitar assinatura do termo de responsabilidade (disponibilizado pela GSE) do apoio e da família.



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