Page 27 - Projeto Jogos internos Marista (JIM)
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• Gestão das receitas
Como premissa, os JIM e JIM Mirim devem ser autossustentáveis, ou seja, preci-
sam ter todas suas despesas diretas custeadas a partir de contrapartida de recei-
tas advindas de inscrição de estudantes ou patrocínios.
Dessa forma, é necessário que o planejamento da taxa ocorra a partir da projeção
de todas as despesas, conforme modelo a seguir.
Despesas Valor Total
Premiação: medalhas e troféus R$ 5.000,00
Camisetas e outros uniformes R$ 10.000,00
Custo com arbitragem R$ 2.500,00
Despesas com abertura e encerramento (som, luz, atrações) R$ 4.000,00
Horas extras equipe de trabalho (docentes e/ou instrutores) R$ 2.000,00
Alimentação da equipe de apoio R$ 500,00
Ambulância ou equipe de enfermagem R$ 2.000,00
Outros materiais usados diretamente no JIM R$ 1.000,00
Total Despesas R$ 27.000,00
A partir do levantamento e orçamento das despesas, que podem ter outros itens
acrescentados conforme realidade local, a unidade deverá estimar a quantidade
de estudantes que irão efetivamente pagar a taxa de participação. Lembramos
que os JIM e JIM Mirim ocorrem em dias letivos, assim temos a obrigatoriedade
de presença de todos os estudantes.
No exemplo mostrado, estimamos 600 alunos participantes, porém, consideran-
do o histórico de desistência ou não participação, propomos que a despesa seja PROJETO JOGOS INTERNOS MARISTA (JIM)
dividida por 570 estudantes.