Page 97 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 97
rá ser lançada no Lyceum pelo responsável PUCRS.
A validação das entregas (análise da equipe pedagógica) ocorrerá de acordo com a tabela a se-
guir que delimita os eixos estruturantes dos itinerários formativos a que os cursos se destinam:
Eixo Habilidade
(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados,
Investigação científica fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética,
inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções
por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógi-
Processos criativos
cas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcan-
cem os interlocutores pretendidos.
(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e
o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e re-
Mediação e intervenção socio- siliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e
cultural
resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização
da diversidade.
(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e
empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar
Empreendedorismo
caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pes-
soais e produtivos com foco, persistência e efetividade.
As habilidades aqui listadas contemplam as competências gerais da Base Nacional Comum Curri-
cular (BNCC) a serem desenvolvidas por meio dos Itinerários Formativos.
Fonte: https://novo-ensino-medio.saseducacao.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Referenciais-Curriculares-para-elabora-
cao-dos-Itinerarios-Formativos.pdf
As famílias devem ser avisadas com antecedência e estarem cientes da aplicação desse instru-
mento avaliativo.
O estudante deverá realizar as atividades preferencialmente na unidade de forma presencial.
Nesse sentido, o aplicador deverá acompanhar a realização das atividades primando pelo uso
correto das fontes e referências (evitando plágio e uso de ChatBots, como o ChatGPT).
Os recursos para realização das atividades devem ser separados com antecedência. São eles:
computador ou tablet, cartaz, celular, folhas em branco e demais possíveis de acordo com a
proposta.
ACOMPANHAMENTO GSE - PUCRS
A GSE em parceria com a PUCRS fará um acompanhamento com os responsáveis pelas eletivas.
Os encontros vão acontecer em datas pré-determinadas a serem enviadas posteriormente.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 97