Page 97 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 97

rá ser lançada no Lyceum pelo responsável PUCRS.
          A validação das entregas (análise da equipe pedagógica) ocorrerá de acordo com a tabela a se-
          guir que delimita os eixos estruturantes dos itinerários formativos a que os cursos se destinam:


                    Eixo                          Habilidade
                                (EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar dados,
           Investigação científica  fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética,
                                inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
                                (EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções
                                por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógi-
           Processos criativos
                                cas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcan-
                                cem os interlocutores pretendidos.
                                (EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e
                                o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e re-
           Mediação e intervenção socio-  siliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e
           cultural
                                resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização
                                da diversidade.
                                (EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e
                                empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar
           Empreendedorismo
                                caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pes-
                                soais e produtivos com foco, persistência e efetividade.
           As habilidades aqui listadas contemplam as competências gerais da Base Nacional Comum Curri-
           cular (BNCC) a serem desenvolvidas por meio dos Itinerários Formativos.
           Fonte: https://novo-ensino-medio.saseducacao.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Referenciais-Curriculares-para-elabora-
           cao-dos-Itinerarios-Formativos.pdf

          As famílias devem ser avisadas com antecedência e estarem cientes da aplicação desse instru-
          mento avaliativo.
          O estudante deverá realizar as atividades preferencialmente na unidade de forma presencial.
          Nesse sentido, o aplicador deverá acompanhar a realização das atividades primando pelo uso
          correto das fontes e referências (evitando plágio e uso de ChatBots, como o ChatGPT).
          Os recursos para realização das atividades devem ser separados com antecedência. São eles:
          computador ou tablet, cartaz, celular, folhas em branco e demais possíveis de acordo com a
          proposta.

          ACOMPANHAMENTO GSE - PUCRS
          A GSE em parceria com a PUCRS fará um acompanhamento com os responsáveis pelas eletivas.
          Os encontros vão acontecer em datas pré-determinadas a serem enviadas posteriormente.





                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  97
   92   93   94   95   96   97   98   99   100