Page 96 - Guia para implementação do Ensino Médio
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o cumprimento da carga horária para o segmento. Estudantes que entrarem após esse tempo
limite não receberão certificado PUCRS, sendo computadas apenas as horas no histórico
escolar do(da) estudante conforme registro em ata na secretaria.
Caso a matrícula do estudante ocorra após o início do 2º semestre, a secretaria escolar, em par-
ceria com a equipe pedagógica, deverá realizar procedimento padrão de adaptação de estudos
para o 1º semestre, quando não houver equivalência de carga horária e currículo. Nesse pro-
cesso a equipe poderá utilizar o material de aproveitamento de estudos ou, elaborar outros que
couberem de acordo com cada caso (a análise da equipe pedagógica prevalecerá). Não haverá
para esses casos emissão e certificado PUCRS.
Importante salientar que o aproveitamento de estudos não pressupõe recuperação desse pro-
cesso caso o estudante não atinja a média. Nesse sentido a unidade deverá acompanhar o es-
tudante e orientar caso seja necessário refazer o instrumento, por isso sugerimos acompanha-
mento presencial.
Pedimos atenção para os pontos a seguir:
• O estudante deverá realizar, preferencialmente de forma presencial, as atividades orien-
tadas pela GSE e entregá-las para a equipe pedagógica da unidade que analisará a entrega
e arquivará os trabalhos em pasta de adaptação curricular, conforme procedimento de se-
cretaria escolar (incluindo registro em ata a ser realizado com apoio de ambas as equipes
técnicas);
• Caso a equipe pedagógica perceba uso indevido de aplicativos (ChatGPT e similares) e/ou
cópias de arquivos da internet (plágio), deverá informar o estudante e a família e indicar que
o estudante refaça as atividades para aferição de menção;
• A nota máxima do estudante será a média PUCRS (7,0 pontos ou 70%) que deverá ser lança-
da no sistema Lyceum pelo responsável PUCRS;
• Em caso de estudantes que tenham equivalência de carga horária e currículo de outras ins-
tituições, a unidade deverá utilizar a média trazida no histórico escolar sem prejuízo para
o estudante.
A orientação para aproveitamento de estudos concatena as seguintes informações:
• Textos multimodais para leitura.
• Orientações de acesso a aplicativos e websites (quando couber).
• Explicação sobre a atividade avaliativa.
• Duas entregas a serem realizadas ao final do processo de aproveitamento de estudos.
*Relembramos que as atividades, após correção, deverão ser arquivadas na pasta do estudante
e registradas em ata pela equipe pedagógica e equipe de secretaria escolar, compondo assim a
documentação obrigatória do aproveitamento de estudos.
A realização das atividades deverá ocorrer, preferencialmente, na unidade de acordo com as
possibilidades de calendário e espaço para execução das propostas pedagógicas.
A pontuação máxima das entregas será a média PUCRS de 7,0 pontos, ou 70%. Essa média deve-
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