
“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês”, Jo 15, 16ª – lema da Escola Vocacional 2019, para as edições Sudeste e Nordeste – Imagem: divulgação
O Retiro Marista de Opção de Vida (REMOV) vai reunir, neste ano, 11 jovens vocacionados, vindos de diversos locais do Brasil. O retiro será realizado em Belo Horizonte (MG), de 22 a 24 de julho, na Comunidade Marista – Juniorato Champagnat, localizada na cidade. Promovido pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, do Marista Centro-Norte, o REMOV é a culminância do último momento do Itinerário Vocacional, o discernir, no qual os jovens se aprofundam na temática da vida religiosa, e, ao final, poderão escolher qual opção de vida querem seguir. Os participantes podem optar pela vida religiosa marista (ser Irmão), pela vida sacerdotal – trabalhar nas (arqui) dioceses, ou pela vida matrimonial.
Projeto de Vida – Ser Irmão
De acordo com o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. Márcio Henrique da Costa, já há uma previsão da escolha que estes jovens farão. “Como o REMOV é a última fase do Itinerário Vocacional, os vocacionados já chegam aqui com o projeto de vida praticamente definido. Antes disso, já passaram pelos momentos de despertar, discernir e cultivar, portanto, já sabemos que, pelo menos, 50% desta turma optará pela vida religiosa marista”, afirmou.
No ano anterior, 2018, o percentual também alcançou metade dos participantes, que somou 10 jovens vocacionados, que entraram para a Casa de Formação, no pré-postulado, na Comunidade Marista de Vila Velha (ES).
Programação
Na programação do retiro, estão previstos dois momentos: o primeiro vai contar um pouco da história de vida de cada participante; já o segundo será composto por palestras e conversas em torno da missão, da relação com a Igreja, das vocações e sobre as opções de vida pelas quais cada jovem decidirá. Em breve, alguns deles farão parte da Província Marista Brasil Centro-Norte, e terão pela frente a missão de reforçar o legado deixado por Marcelino Champagnat, que é educar por meio da evangelização, na construção de bons cristãos e virtuosos cidadãos!