O economista do Banco do Brasil, Alberto Ronchi, ministra palestra aos gestores administrativos. (Foto: Chirliana Souza – Ascom/PMBCN)


 

A análise da conjuntura econômica brasileira foi o tema da palestra ministrada pelo economista do Banco do Brasil, Alberto Ronchi, e abriu as discussões da manhã do segundo dia do VI Fórum de Administração e Finanças, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), realizado na quarta-feira (25/10), na Vila Champagnat, em Brazlândia (DF).

Na exposição, Alberto Ronchi apresentou dados sobre a economia global, a partir de aspectos relacionados aos acordos comerciais entre o Brasil e os mercados internacionais, a exemplo dos Estados Unidos e da China, e falou, ainda, de fluxo e entrada de capital estrangeiro no País. Sobre a economia interna, ele acredita que o pior da crise ficou para trás. “No primeiro trimestre deste ano, houve aumento da economia brasileira pelo setor agrícola, a indústria e o varejo retomaram o crescimento, e o mercado de trabalho passa por fase de recuperação”, destacou.

O especialista ponderou, também, que a taxa de desemprego está caindo no Brasil, resultado do número de pessoas entrando no mercado de trabalho. Além disso, ele acredita que a perspectiva de crescimento da economia brasileira prevalece, mas alertou. “Em 2018, o PIB poderá desacelerar pela falta de investimentos no País”, esclareceu. De acordo Ronchi, apesar de o Brasil ser o país onde a taxa de juros é muito mais alta que em outras partes do mundo, o mercado educacional demonstra resiliência perante à crise econômica.

Ao final da manhã, a gerente Contábil-Financeira da Província, Kelly Mattos, e o gerente Socioeducacional, Jefferson Luiz Clemente de Oliveira, prestaram orientações à elaboração do plano de contingência institucional; já a gerente de Serviços Corporativos, Elisa Gallon, e o gerente de Tecnologia da Informação, Cláudio Souza, falaram  sobre gestão de manutenção e de compras, e infraestrutura. Em grupos, os gestores administrativos se reuniram para propor ações estratégicas, em três temas: recuperação financeira, melhoria dos resultados para 2018-2019, e indicações de oportunidades internas na Província.

O evento, que termina na tarde de hoje (25/10), se realiza com o objetivo de alinhar a gestão e a missão dos gestores administrativos das unidades socioeducacionais com as diretrizes estratégicas da Província Marista Brasil Centro-Norte, frente ao mercado educacional, aos desafios institucionais e à crise econômica.

 
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário