Juventude reunida no CLIMA, da Escola Marista de Terra Vermelha (ES) – Foto: Marista de Terra Vermelha


 
As unidades socioeducacionais maristas se movimentam na interdisciplinaridade da vida! Nos últimos dias, foram palco de ações pastorais, de cidadania, de inclusão social, e de conquistas esportivas e culturais. Para começar, entre os dias 4 e 6 de maio, a Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha, de Vila Velha (ES), promoveu o Curso de Lideranças Maristas – CLIMA 2018, que reuniu cerca de 60 jovens na partilha de experiências e sonhos entre a juventude marista, da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Entre oficinas, vivências de inserção e celebrações, os jovens puderam ecoar os seus propósitos, intenções e projetos de vida, em uma só voz: “Aqui tem jovem, aqui tem PJM”, o grito que ecoou de Terra Vermelha.

Já no Colégio Marista Diocesano, de Uberaba (MG), os estudantes do 9º ano, do ensino fundamental II, e do 1º ano, do ensino médio, foram interpelados a pensar a causa dos refugiados, em um aulão interdisciplinar, como uma das ações da Campanha de Mobilização pela causa dos Refugiados. O aulão, realizado em 27 de abril, desenvolveu o tema envolvendo as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Artes, e trouxe aos estudantes o despertar do humanitarismo, além de mostrar que a missão marista carrega em seu DNA o cuidado com o próximo.

No quesito esporte, os Maristas provam que esforço e disciplina sempre promovem bons resultados. O estudante Pedro Simões, do 5º ano, do ensino fundamental, do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF), conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Taekwodo, etapa São Paulo, na faixa etária 9 e 10 anos. Em solo nordestino, o aluno Theo Magalhães, do Colégio Marista de Natal (RN), se tornou o primeiro potiguar a ser campeão no Campeonato Brasileiro de Xadrez, e representará o Brasil, no Campeonato Mundial de Cadetes e no Pan Americano, na categoria sub 8. Com apenas 8 anos, Theo deu um xeque-mate ao conquistar este título inédito para o seu estado.

Além de representantes no esporte, o Marista também está muito bem representado quanto às temáticas culturais. A estudante Gabriela Ferreira, do 1º ano, do ensino médio, da Escola Marista Champagnat, de Teresina (PI), foi eleita Miss Piauí Juvenil 2018, e agora se prepara para ir mais longe e disputar a faixa do concurso Miss Juvenil Brasil. O Marista representa tudo isso: pastoral, cultura, esporte e espiritualidade, para uma educação integral, comprometida com os valores éticos e cristãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário