Tivemos que nos adaptar. Como consequência da pandemia, as aulas presenciais nas Unidades Socioeducacionais do Marista Centro-Norte foram suspensas presencialmente, e, para manter o ensino de qualidade ofertado pela rede, tivemos que nos reinventar: lançamos as aulas on-line para todos os segmentos educacionais.
O ambiente virtual de aprendizagem propõe aulas em tempo real nos horários originais de aula dos estudantes, com didática apropriada. Além das aulas convencionais, os 19 colégios e as 9 escolas sociais estão promovendo aulas especiais, para tornar o ensino on-line atrativo e dinâmico.
São aulões sobre as matérias mais solicitadas, como matemática e produção textual, aulas de educação física, artes e cultura. Tem também música e pastoral. Tudo divulgado, para que os estudantes possam se programar para participar por meio das plataformas virtuais.
Dedicação e empenho
Se as aulas on-line têm sido um sucesso, há um grupo que está se esforçando para que o resultado seja o melhor possível: os professores maristas. Além de se adaptarem ao home office, com as ferramentas necessárias, os educadores passaram por formação, para ministrar as aulas on-line. De suas casas oferecem o melhor em educação, com novas didáticas de ensino, respeitando cada faixa etária e suas peculiaridades no ambiente virtual de aprendizagem.
Até as aulas presenciais voltarem, continuaremos ensinando, cumprindo a missão, nesta nova forma de ensinar-aprender. Os desafios, tanto para os professores, quanto para os alunos são muitos: é a rotina que muda, a aprendizagem on-line exige outra postura, o ensino virtual nos mostra a capacidade de se reinventar e a educação se adapta aos novos tempos.
Para o Marista Centro-Norte, a prioridade foi garantir o acesso à educação, reinventando a educação básica, em meio a esse cenário mundial. Nesse contexto, a instituição implementou, com agilidade, medidas urgentes para que pudéssemos dar sequência ao calendário escolar, na modalidade remota.
Para isso, foram elaborados manuais com normatização e orientações para início das aulas on-line, pela plataforma Teams ou Google Classroom para famílias, docentes e equipes pedagógicas; investidos recursos em educação tecnológica e formação de docentes; enviados subsídios, com sugestões de conteúdos e atividades, para serem realizadas em casa pelos estudantes; e iniciadas as aulas on-line para todos os estudantes, em ambiente de aprendizagem virtual.
Além disso, houve a manutenção da equipe técnica e administrativa, que passa a atuar em regime home office, e a isenção de 100% das taxas de atividades extracurriculares de esporte, arte e cultura, bem como as taxas de contraturno (tempo integral), no período de isolamento social. É necessário aprender a aprender, e é isso que toda a comunidade marista está fazendo!