
Missão e Jornada Vocacionais: missionários em testemunho ao carisma marista nas diversas realidades e contextos – Foto: Márcio H.da Costa
Jornada Vocacional, da Sociedade de Maria, e Missão Vocacional. Junta-se tudo isso à celebração dos votos perpétuos do Ir. Fábio Soares e temos o testemunho do carisma marista nas diversas realidades e contextos, a partir dos ramos da Sociedade de Maria. A Missão Vocacional, que acontece sempre que há profissão de votos perpétuos, começou no dia 17 de julho, e sua culminância foi em 20 de julho, quando da celebração dos votos do Ir. Fábio Soares, em Ceará-Mirim (RN). Os missionários, cerca de 40 pessoas, dentre padres, Irmãs, Irmãos, leigos e leigas, e vocacionados, vivenciaram a experiência da missão, que se prolongou até sábado (20), com os votos do Ir. Fábio.
Três eventos em um
Neste ano, a Jornada Vocacional, que acontece a cada dois anos, e é promovida pela Sociedade de Maria, foi acolhida pelo Marista Centro-Norte, que a unificou com a Missão Vocacional. Portanto, a programação destes dois eventos aconteceram de forma simultânea, em Ceará-Mirim, com celebrações eucarísticas, visitas às famílias, encontros com os jovens, crismandos e crianças, palestras e momentos de reflexão. E, para fechar a programação, o Ir. Fábio Soares se tornou membro efetivo do Instituto Marista, com os votos celebrados em 20 de julho, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, sob a citação bíblica “Senhor, dá-me dessa água para que não mais tenha sede”, Jo 4,15, que é também o tema da Missão e da Jornada.
Celebração e Vocações
Ao mesmo tempo em que se celebra mais um Irmão Marista, muitos jovens estão estudando as vocações. São as sementes plantadas na Jornada e na Missão Vocacionais que poderão germinar nos jovens vocacionados. Eles, ao receberem a vocação, precisam discernir e criar uma consciência não somente social e cultural, mas também planetária, para a transformação do nosso cotidiano. Para o Ir. Márcio Henrique da Costa, diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, a união dos eventos é um momento especial, pois reforça a memória e o carisma do padre Champagnat.