Ciclo Formativo das Assistentes Sociais: pensar as políticas e ações, em formações continuadas e socializações de boas práticas – Imagem: Jackson Santos

Começaram hoje (12) o Ciclo Formativo para Assistentes Sociais 2019. Promovido pela Coordenação de Solidariedade, da Gerência Socioeducacional, o Ciclo tem por objetivo proporcionar formação continuada aos assistentes sociais, do Marista Centro-Norte. Será dividido em três módulos, todos realizados por meio de videoconferência, com a participação de especialistas, que abordarão os seguintes temas: Controle Social (12/8), Valorização da Vida (19/8) e Cultura da Solidariedade (28/8). Para o coordenador de Solidariedade, Ir. Vicente Falchetto, o Ciclo Formativo será um espaço de formação e socialização de boas práticas. “Os assuntos tratados, dentro de cada temática, abordam questões da atualidade, como Controle Democrático e Incidência Política, Prevenção ao Suicídio e Solidariedade”, declarou o gestor. As formações compõem o Eixo I, do Plano de Ação da Coordenação de Solidariedade, em consonância com as coordenações Administrativa e Educacional, e como forma de assessoramento às unidades socioeducacionais, no que diz respeito à dimensão da cultura da solidariedade, promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Público-alvo

Segundo a Coordenação de Solidariedade, todos estão convidados a participar, porém, o Ciclo Formativo está voltado, especificamente, para os 13 assistentes sociais, do Marista Centro-Norte, que atuam nos colégios e escolas, nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Piauí. “As temáticas são tão abrangentes e atuais, que servem como inspiração para todos os educadores, mas o Ciclo tem um viés social que atende primeiramente a demanda dos assistentes sociais. Por isso, eles são nosso público-alvo, e reforçamos a participação deles nos três módulos, a fim de mitigar quaisquer problemas relacionados aos temas, nas unidades em que atuam”, afirmou a analista Social, Nayara Gonçalves.

O primeiro módulo começou hoje, às 15h, e o palestrante será Paulo Afonso de Araújo Quermes – educador popular, professor universitário e assessor da União Marista do Brasil (UMBRASIL).

Controle Demográfico e Incidência Política

Paulo Quermes irá abordar conceitos, história, formas de organização da Sociedade Civil, o papel dos órgãos de controle demográfico e os desafios para que este controle se concretize. Será um momento de reflexão sobre a temática da participação cidadã e de sua incidência em políticas públicas, a partir da perspectiva do empoderamento infanto-juvenil. Como se vê, é um material que precisa ser discutido como pauta principal de nossos colégios e escolas – priorizar o colaborador, para ele priorizar o que é mais importante: nossas crianças, adolescentes e jovens!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário