Mesada e poupança ainda valem a pena? Conceitos sobre educação financeira, sistema monetário, empreendedorismo e sustentabilidade marcam a Semana de Matemática dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré. De 11 a 13 de setembro, uma exposição com os trabalhos desenvolvidos reúne os conceitos aprendidos ao longo de um ano. Cofres de barros relembram a importância de poupar desde a Educação Infantil, o projeto foi pensado a partir do livro “Os Três Porquinhos”, tendo como mote principal a questão da necessidade e do desejo que temos para comprar coisas. Já os alunos do Ensino Fundamental desenvolveram o projeto “As figuras planas e a arte de Romero Britto”. Inspirados na simetria e nos traços do artista brasileiro, os estudantes criaram suas artes e as aplicaram em diversos produtos, como camisas, canecas e chaveiros, que serão trocados em um bazar por fraldas geriátricas e as mesmas serão doadas à AVAO – Associação Voluntária de Apoio à Oncologia.
De acordo com o professor e coordenador da Semana de Matemática, José Barbosa Malheiros Júnior, a proposta da Semana da Matemática é ser momento de culminância das atividades desenvolvidas durante o ano letivo. “Esses projetos são desenvolvidos na vertente da educação financeira, do uso consciente dos recursos, tanto financeiros como naturais, chamando atenção para a sustentabilidade e para a colaboração. Tudo isso a partir das conexões dos estudantes com a temática: mesada, compra e venda, necessidade e desejo”, explica.
A Semana de Matemática conta ainda com jogos matemáticos produzidos pelos próprios alunos. Aplicativos, a partir do Geogebra (software de geometria dinâmica), desenvolvidos como recursos para facilitar o processo ensino/aprendizagem, além de um passeio pela Geometria com o Geodésimo e o Cubo desenvolvidos pelos estudantes para demonstrar propriedades nas figuras espaciais.