Na sexta-feira (15), ocorreu no Colégio Marista São Luís, unidade sede do Intercâmbio Marista Esportivo, Cultural e Pastoral de 2019, previsto para o período de 5 a 8 de setembro, a reunião presencial entre Ir. Wellington Medeiros, diretor da unidade educacional na capital pernambucana, representantes dos colégios dos estados do Norte e Nordeste, participantes do evento, além de lideranças Escritório Central da Província Marista Brasil Centro-Norte.
A pauta da reunião teve como foco às tomadas de decisões estratégicas e a criação das comissões de articulação. O intercâmbio é ocasião de encontro e o objetivo é que marque a vida daqueles que participam desse espaço de evangelização e formação.
Ir. Assis afirma que “o intercâmbio esportivo cultural pastoral é sempre uma possibilidade, principalmente de convivência, de partilha de vida, das experiências do nosso cotidiano escolar, então, para nós, torna-se uma grande vivência a ser valorizada porque nos fortalece como Maristas, o nosso projeto educativo e a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado pela presença com o outro, pela interação, pela interlocução nas atividades que são propostas.”
Depois de momento de oração, realizado pela Pastoral do Colégio Marista São Luís, foram apresentadas as recomendações do Escritório Central, ressaltando que o intercâmbio é uma culminância pastoral, cultural e esportiva de processo pedagógico realizado dentro do ano letivo de 2019. Em seguida, os presentes fizerem a visita às estruturas do Colégio Marista São Luís.
Participarão do Intercâmbio os colégios Marista São Luís (unidade sede), Marista Maceió(AL), Marista Natal(RN), Marista Nazaré(PA), Marista Patamares(BA), Marista Pio X(PB) e Marista Surubim (PE) – com até 120 participantes de cada unidade, nas diversas modalidades cultural, esportiva e pastoral. “Essa foi a forma que encontramos de unir os Colégios Maristas dentro de uma mesma proposta, por meio do esporte, da arte e de um fio condutor que deve formar um todo: a dimensão evangelizadora, buscando uma educação integral”, afirma Ir. Wellington Medeiros.