A plataforma do Simulado Provincial Marista ENEM já dispõe dos resultados das provas aplicadas em 21 e 28 de agosto, para os alunos dos 1º e 2º ano do ensino médio, de todas as unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN). Os alunos, das unidades que já cumpriram a etapa de “revisão”, podem acessar as notas, analisar os resultados, e ainda efetuar comparativos entre erros e acertos, por item, de acordo com as estatísticas gerais.
O ambiente virtual ainda dispõe de dois módulos que ajudam os estudantes a entender o impacto dos resultados, e também a calcular notas para o ingresso no ensino superior. O módulo “revisão de provas” informa ao aluno qual questão impactou, negativamente, na sua coerência pedagógica, e que, portanto, ele deverá priorizar. Já o módulo SISU simula, por meio das notas obtidas nas provas e das médias de corte registradas, em qual curso e em qual universidade o estudante conseguiria entrar.
Além de ser uma ferramenta estratégica para os alunos, a plataforma também é um instrumento de gestão para as equipes pedagógicas das unidades. Por meio de relatórios que contemplam médias por área de conhecimento, médias na redação, resultados globais e individuais, os gestores poderão ter subsídios para elaborar estratégias e planos de ação para administrar e conduzir, de forma mais efetiva, os processos educacionais em cada colégio/escola.
Para a coordenadora educacional, da Gerência Socioeducacional, Deysiane Pontes, a plataforma do Simulado Provincial Marista ENEM permite a ambos os públicos – educadores e educandos – gerir melhor os resultados, e com isso aprimorar os pontos fortes e recuperar os pontos fracos. “Esta tecnologia nos fornece dados e informações sobre todas as unidades e, de posse destas referências, temos a possibilidade de adotar melhores práticas de gestão educacional, levando em consideração a necessidade de cada estabelecimento. É a tecnologia a serviço da educação”, afirmou.
Na prática – Colégio Marista Natal
Dentre as unidades que já disponibilizaram o acesso aos estudantes, o Colégio Marista de Natal (RN) apresentou um ótimo resultado quanto às consultas por parte dos alunos. “Os estudantes ficaram bem impressionados com o que viram. Entender quais os pontos fortes e fracos nas questões; fazer a leitura dos erros e acertos, com os respectivos diagnósticos; e a possibilidade de simular em quais cursos e universidades poderiam ter acesso, conforme sua nota na prova, impactaram os estudantes positivamente”, afirmou Bruno Souza, supervisor disciplinar do ensino médio e responsável pela apresentação da plataforma aos educandos.