
Ação Voluntária de limpeza na praia: estudantes e colaboradores do Colégio Marista do Araçagy em ação, pelo mês do meio ambiente – Foto: Colégio Marista do Araçagy
Julho marca o movimento mundial pela conscientização da redução do uso do plástico. É a campanha Julho sem Plástico, que alerta para os danos da presença do material nos ecossistemas aquáticos. Os dados assustam. Mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos e o custo ambiental atinge 8 bilhões de dólares anualmente. Para fazer a diferença e incentivar pequenas mudanças de hábitos, as Unidades Socioeducacionais, do Marista Centro-Norte, promoveram uma série de ações nos meses de junho e julho, que corroboram com a campanha e despertam para a consciência ambiental.
No Colégio Marista de Maceió (AL), alunos e colaboradores, em parceria com o Coletivo Praia Limpa, fizeram um mutirão da limpeza, para recolher o lixo da praia e conscientizar a população. A ação foi realizada em junho e reuniu cerca de 200 pessoas, na praia de Cruz das Almas. “Temos lixo jogado nas praias e nos mares, e o correto é que este tipo de material nem chegue a esses lugares, por isso a conscientização é tão importante”, declarou o professor e biólogo, Luiz Carlos Maresia, que também integra o Coletivo.
Uma caneca por dia (X) 3.000 copos descartáveis
Há quem, desde sempre, não espera julho chegar para reduzir o plástico. O Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF), desde 2007, recebe os novos colaboradores com um kit de boas-vindas, no qual inclui uma caneca, seguido da orientação de que a unidade não faz uso de copos plásticos. Com isso, deixam de jogar na natureza 3.000 copos semanais, ou 13.500 copos mensais, ou, ainda, 121.500 copos anuais. Quer saber quanto dá por ano? 1.458.000 copos deixados de serem jogados na natureza.
A diretora do Colégio, Márcia Nunes, destaca a importância da ação e reitera o valor que teve a adesão dos colaboradores para o sucesso do projeto. “A prova é que, em nenhum momento, questionaram o fato de terem que fazer uso da caneca”, destacou a gestora. Com todas estas informações aí, nem precisa fazer benchmarking, é só copiar a ideia e deixar de jogar na natureza 1.458.000 copos, em um período de 12 anos de ação.
A praia virou sala de aula
Quem também se inspirou nesta ideia foi o Colégio Marista do Araçagy (MA). Estudantes do 2º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, e seus familiares participaram de uma ação voluntária para coletar o lixo deixado na areia da praia da cidade. Munidos de luvas, sacos e muita vontade de fazer o que é certo, eles encontraram todo o tipo de lixo, principalmente plásticos: canudos, garrafas, copos e sacolas. Para a vice-diretora Educacional, Viviane Avelino, “foi um movimento de partilha, de cuidado consigo próprio e com o outro, além de reforçar com as famílias a nossa missão de educar”.