A Reforma do Ensino Médio deverá impactar a educação marista que, atenta aos sinais dos tempos, deseja estar contextualizada nas várias realidades brasileiras. No cenário dessa reforma, a Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN vislumbra possibilidades de fortalecimento da missão de educar e evangelizar. Desse modo, a Gerência Socioeducacional e a Coordenação de Evangelização da PMBCN propuseram às unidades maristas o projeto de fóruns de debates sobre o tema, intitulado Educação, Juventude e Ensino Médio. O objetivo é propiciar espaço de discussão sobre questões educacionais advindas da Reforma e que afetam significativamente as vidas dos envolvidos nos processos educativos, principalmente os estudantes.

Neste mês, o Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, de Vila Velha (ES), foi a primeira unidade a promover o projeto. O evento reuniu profissionais da educação de aproximadamente 50 instituições de educação básica e ensino superior e, também, de órgãos ligados à área educacional da região metropolitana de Vitória (ES). Os palestrantes propuseram reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular e também sobre a Reforma do Ensino Médio.

O evento foi mediado pelo professor Aloirmar José da Silva, diretor do Colégio, e contou com o envolvimento e colaboração das equipes técnicas da Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha e do Colégio Marista de Colatina. “Os Seminários Itinerantes ocorrerão em todas as unidades educacionais da PMBCN e se configuram como uma oportunidade de diálogo com a comunidade educativa para o fortalecimento das políticas educacionais do Brasil. Vivemos um período histórico de intensas mudanças na educação nacional e como educadores temos que assumir o protagonismo desse debate”, explicou a coordenadora Educacional da PMBCN, Deysiane Farias Pontes, que foi uma das palestrantes do evento.

A programação do seminário, no Espírito Santo, contou, também, com as seguintes assessorias: Dr. Diemerson Saquetto (IFES); Dra. Tânia Delboni (UFES); Eduardo Malini (Coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – PAES); Dr. Moaci Carneiro (UNB); Dra. Sandra Kretti (UFES); Dr. Ronis Farias Souza (IFES); Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva (IFES) e Dr. Geide Coelho (UFES).

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário