Oferecer formação teórica e vivencial para animadores vocacionais de forma a contribuir para a construção de uma cultura vocacional nas Congregações, nos Institutos e na Igreja. Este é o objetivo da Escola de Animação Vocacional Marista, que realiza o terceiro módulo do curso de extensão, de 18 a 22 de janeiro, em Ribeirão das Neves/MG.
Promovido pela Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil/CRB Nacional e a Universidade Católica de Brasília, as aulas reunirão 73 participantes na edição de 2016, entre Irmãos e formandos Maristas (junioristas), leigos e religiosos, para a conclusão dos três anos de aprofundamento dos eixos teológico-antropológico, psicológico-espiritual e vivencial.
A programação abordará as etapas do itinerário vocacional, com o Ir. Márcio Henrique da Costa, coordenador da Animação Vocacional da PMBCN, e o conteúdo sobre Antropologia e Teologia, com o Ir. Natalino Souza, da União Marista do Brasil/UMBRASIL. O tema Afetividade e Sexualidade será desenvolvido pelo psicólogo Willian Castilho e o de mídias sociais por Fabio Viviurka, especialista em comunicação. Os participantes conhecerão, ainda mais, sobre os aspectos psicológicos do acompanhamento vocacional com o Ir. Renato Augusto da Silva, ecônomo da PMBCN, e sobre teografia vocacional com o padre Geraldo De More, bem como estudarão, também, acerca de juventudes, experiência curativa da fé e projeto de vida.
Para o superintendente de Organismos Provinciais, Ir. José Augusto Júnior, a escola contribui para os processos vocacionais de outras congregações, com a partilha das experiências vivenciadas na instituição. “Temos muito saber para compartilhar. Destaco no curso a presença de Irmãos e leigos de outras províncias, bem como os da PMBCN, como assessores, dos junioristas e a certificação pela Universidade Católica de Brasília”, explica Ir. Júnior.