As unidades educacionais maristas promovem muito mais que ensino e aprendizagem. Os alunos dos colégios e escolas são provocados a protagonizar a própria história. No Colégio Marista Diocesano, de Uberaba (MG), 20 estudantes foram selecionados, em março, para representar a unidade no Parlamento Jovem Municipal 2018, que tem por objetivo inserir alunos do ensino médio na agenda sócio-política do município, bem como integrá-los na esfera de participação democrática do Parlamento.
Já os estudantes do Colégio Marista São Luís, de Recife (PE), receberam, em 21 de março, a visita da ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, Janeth Arcain, para divulgar a modalidade dentro do Programa Liga do Basquete Feminino nas Escolas. A ideia do Programa é incentivar os alunos a jogar basquete, e mostrar que o esporte é uma ótima opção para o desenvolvimento integral de quem o pratica. Ainda na região Nordeste, cinco alunos do Colégio Marista de Natal (RN) foram convocados para a seletiva de integração da Seleção de Vôlei do Rio Grande do Norte, na categoria Infantil Masculino e, em breve, poderão fazer parte dos dez escolhidos para compor o time.
O incentivo ao esporte e à participação política se somam à promoção da sociabilidade, do protagonismo juvenil e da responsabilidade social, que serão aplicados na 5ª Gincana Solidária 2018, que acontecerá em 14 de abril, e será promovida pelo Colégio Marista São José – Montes Claros (MG). A Gincana movimentará os estudantes para arrecadar doações para a Missão Marista de Solidariedade (MMS), que será realizada neste ano, na região de Grão Mogol. E já tem unidade com data certa para cumprir mais uma edição da MMS: o Colégio Marista Pio X, de João Pessoa (PB) que, entre os dias 26 e 29 de abril, no município paraibano de Pilar, promoverá a ação com oficinas, momentos culturais e celebrações para a comunidade local, em uma experiência de envolvimento social e amor ao próximo.
Para a gestora da Superintendência de Missão, Manuela Suassuna, “o Marista cumpre com a sua missão, ao oferecer uma educação evangelizadora que possibilita o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, proporcionando uma educação completa para além dos muros da escola, compreendendo a realidade, e inserindo-a no contexto educacional”.
*com informações dos colégios citados na matéria