
Os professores-heróis, do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF), encenam peça teatral sobre a prevenção ao Coronavírus e outras doenças respiratórias. Foto: divulgação
O Marista Centro-Norte lançou, recentemente, campanha de prevenção contra o Coronavírus e outras doenças infectocontagiosas, denominada Liga Marista dos Cuidados Diários. Com uma linguagem acessível e lúdica, a campanha tem ilustração de personagens infantis, similar à de super-heróis, e repercute nas redes sociais e nas próprias Unidades Socioeducacionais medidas preventivas para os estudantes e toda a comunidade educativa. A ideia da campanha é conscientizar estudantes, famílias e colaboradores quanto à prevenção do vírus e tornar os alunos protagonistas neste processo. As peças de comunicação, produzidas pela Gerência de Mercado, trazem seis dicas, com o mote Seja um Herói da Proteção e combata Vírus e Bactérias: lave as mãos com frequência, por, pelo menos 20 segundos; quando não puder lavar as mãos, use álcool em gel; cubra a boca com o antebraço ao espirrar e tossir; mantenha-se hidratado – ajuda a manter a imunidade; não toque a região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa; e não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos e garrafas. As peças foram disseminadas nas redes sociais, nos murais de comunicação e em outras dependências das Unidades Socioeducacionais, para dar visibilidade e proporcionar engajamento.
Saiu na imprensa
A campanha está sendo um sucesso! A imprensa tem procurado os colégios e escolas para falar sobre o assunto no ambiente escolar. Jornais impressos e TV´s são um dos meios que já divulgaram a Liga Marista dos Cuidados Diários. No Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), a Band esteve na unidade, entrevistando alunos, professores e gestores sobre a campanha, e mostrou como o colégio tem trabalhado a temática, e, principalmente, como a comunidade educativa tem se prevenido. Já no Distrito Federal, os Colégios Maristas Águas Claras e Champagnat – Taguatinga foram assunto nas páginas do impresso Correio Braziliense, na prevenção ao Coronavírus. O colégio de Taguatinga promoveu um teatro, no qual os professores, fantasiados de super-heróis, ensinam a maneira correta de higienização para evitar o contágio.
Um jeito lúdico de ensinar
A diretora da unidade, Márcia Ferreira, disse que a encenação teatral foi a melhor forma de ensinar os alunos a se prevenirem. “Nós sempre trabalhamos com arte e cultura. Então, gostamos de realizar peças teatrais para as crianças absorverem melhor as informações” esclareceu Márcia. Outras tantas unidades também foram pauta na imprensa e levaram a campanha para as ruas. Ela continua nos colégios e escolas, para toda a comunidade educativa, como forma de transformar e educar para a prevenção – é o nosso papel ser este agente transformador e comunicador.