Na semana que passou, entre os dias 11 e 14 de setembro, foi realizado o Encontro de Formação para a Educação Infantil Marista, da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), nas cidades de Colatina e Vila Velha, ambas no Espírito Santo. O objetivo do encontro é capacitar as equipes de coordenação e assessoria pedagógica e de evangelização, quanto às perspectivas marista para a educação infantil.
Promovido pela Gerência Socioeducacional, da Superintendência de Missão, o momento formativo reuniu as novas coordenadoras das unidades, e apresentou conteúdos que versaram sobre as diretrizes curriculares maristas para a educação infantil, bem como rotinas e documentação pedagógica, evangelização das infâncias, e seus projetos evangelizadores. Houve também um momento para compartilhar experiências sobre como é “vivenciar a educação infantil”.
Os Encontros de Formação para a educação infantil, que acontecem anualmente, fazem parte das ações que o Marista realiza nas áreas pedagógica e de evangelização, com a finalidade de promover uma educação infantil conectada com a realidade e, ao mesmo tempo, com as orientações de São Marcelino Champagnat, que propõe evangelizar por meio da educação.
Além dos investimentos em formação, a Província conta com vários projetos nessas áreas. Os projetos que compõem a evangelização – Sementes Maristas (Semar) e Acolhida Marista (Amar) – pretendem fortalecer o carisma marista na ambiência da educação infantil, proporcionando às crianças momentos de acolhida através da música, dança, arte e cultura.
Na área pedagógica, os projetos visam o desenvolvimento integral da criança em ambientes educacionais, que permitam uma aprendizagem significativa para a construção da identidade e expressão da criatividade. Os programas para esta fase incluem a Ciranda do Livro, Era uma vez – inserção no universo dos contos clássicos, Iniciação Científica, Musical Marista, dentre outros.
Para o analista de evangelização, que palestrou do Encontro, Gustavo Ornelas, “evangelizar por meio da educação é conectar os valores da dimensão pedagógica com a espiritualidade, para que o carisma marista possa ser transmitido, adequadamente, para os alunos da primeira infância”.